Imagem da matéria: Como criar sua própria Organização Autônoma Descentralizada (DAO)?
(Foto: Shutterstock)

O termo DAO — sigla para “organização autônoma descentralizada” — se tornou um jargão em 2021, mas o conceito tem um valor real. Em junho de 2022, o ecossistema de DAOs possuia um valor total de US$ 8 bilhões, de acordo com o site de análise DeepDAO.

DAOs continuam crescendo como um modelo de organização de comunidades, um meio de arrecadar e distribuir dinheiro rapidamente para causas sociais ou descentralizar protocolos em blockchain.

Publicidade

Confira os passos para criar sua própria DAO, mas lembre-se: este guia não é uma dica financeira ou serve de consultoria jurídica.

O que é uma DAO?

Organizações autônomas descentralizadas usam um caixa compartilhado, contratos inteligentes (programas que são executados de forma automatizada quando critérios são atendidos) e tokens de governança, que oferecem direito de voto a seus detentores.

A primeira DAO, chamada “The DAO”, foi lançada na rede Ethereum em 2016. Embora seja possível criar uma DAO em qualquer blockchain que seja compatível com contratos inteligentes, a grande maioria é desenvolvida no Ethereum.

Criando uma DAO

A formação de uma DAO exige uma série de passos:

– Nomear a DAO;

– Definir uma missão;

– Configurar um servidor no Discord;

– Criar uma conta no Twitter;

– Convidar pessoas;

– Lançar um token de governança;

– Criar um mecanismo de financiamento;

– Configurar um Snapshot ou usar outras ferramentas para votação e registro de contribuições de membros.

https://twitter.com/0x_Lucas/status/1473433506088894464

Cada DAO precisa de um nome que englobe sua missão, como ConstitutionDAO (que desejava adquirir a Constituição Americana), FreeRossDAO (que defende a liberdade do fundador do mercado da darkweb Silk Road), UkraineDAO (que auxilia o país em meio à invasão da Rússia) e AssangeDAO (em apoio ao jornalista australiano acusado pelos EUA de espionagem).

Publicidade

DAOs englobam diversos setores, como o da moda (Digitalax), franquias de esporte (KrauseHouseDAO) e outros que querem atuar como bancos centrais cripto (Maker).

Neste artigo, vamos imaginar que queremos lançar uma DAO para um clube de exploradores.

Nome: ExplorationDAO

Tipo da DAO: Educação/Clube

Missão: Financiar e facilitar a exploração de locais desconhecidos e preservar itens, obras e locais históricos. A ExplorationDAO se dedica a financiar pessoas e organizações que querem explorar e preservar a história. A DAO irá doar todos os fundos arrecadados além dos custos operacionais para caridades, escolas, museus e organizações globais.

Na sequência, é preciso criar contas onde a DAO precisará de engajamento de membros, desenvolver uma comunidade e realizar anúncios. As plataformas mais usadas são:

Twitter: Não importa se você o ama ou o odeia; o Twitter é uma praça pública. DAOs usam o Twitter para anunciar seus planos ao mundo.

Publicidade

Discord: Se um aplicativo Web2 deu certo na Web3, esse aplicativo é o Discord, que construiu sua base entre jogadores, mas agora se tornou o lar das DAOs. Líderes de DAOs gostam do Discord por sua capacidade em organizar milhares de pessoas em diferentes papéis e grupos de trabalho.

Telegram: DAOs também usam o Telegram para criar grupos e reunir membros — talvez antes de criarem um Discord.

Quais ferramentas podem ser usadas para lançar uma DAO?

DAOhaus

DAOhaus é um protocolo para entrar para DAOs existentes ou para a criação de uma nova DAO com base na estrutura Moloch.

DAOs podem ser lançadas ao configurar alguns parâmetros:

1. O tipo de DAO sendo lançada: “Guild” (trabalha coletivamente para oferecer serviços); “Clubs” (com pouca ou nenhuma decisão financeira); “Ventures” (para grandes decisões financeiras); “Grants” (distribuição de riqueza); e “Products” (governar um produto ou protocolo);

2. Os endereços dos membros;

3. Preencher os dados da DAO, como seu nome, redes sociais e o link do website.

Collab.Land

Mesmo não sendo especificamente uma ferramenta para lançar uma DAO, a Collab.Land é popular por sua tarefa de moderação de membros. Verifica que cada membro possui o token da DAO, permitindo o acesso aos diversos canais no Discord da DAO e removendo membros que não possuem mais o token.

Publicidade

Aragon

Aragon é uma plataforma de código aberto para o lançamento e a manutenção de uma DAO na blockchain do Ethereum.

Aragon oferece dois produtos principais: Aragon Client, um kit de ferramentas para desenvolvedores a fim de criar organizações on-line que visam ter mais transparência e personalização; e Aragon Govern, uma estrutura para a governança de DAO com execução em blockchain e resolução de disputas internas.

Ferramentas para a gestão de caixa

No futuro, uma DAO vai precisar de um caixa para armazenar seus fundos e gerenciar seus tokens. Decidir qual ferramenta usar depende das necessidades do grupo e do tamanho do caixa. A DAO vai precisar de uma carteira compatível, como MetaMask, WalletConnect ou Portis.

Gnosis Safe

Gnosis Safe é uma carteira Ethereum que exige que um número mínimo de pessoas aprove uma transação antes que esta aconteça. Quando uma DAO quer optar por um plano de ação, membros da DAO realizam uma votação (como usando Snapshot, mencionado abaixo) e, na sequência, esse plano é executado por um grupo principal de assinantes, conhecido como “multisig” (ou multiassinaturas).

Com Gnosis Safe, usuários podem definir uma lista de contas de assinantes e o número exigido de assinantes para que nenhum membro único da DAO possa mover os fundos de forma independente.

Clubes de investimento Web3 da Syndicate

Para dar início a um clube de investimento Web3 na Syndicate, fundadores vão precisar conectar uma carteira, como MetaMask, à rede Syndicate. Depósitos são coletados nessa carteira e qualquer ativo existente nessa carteira estará visível para todos os membros do clube.

Publicidade

Após o fundador do clube de investimento escolher um nome, uma plataforma irá escolher um símbolo para o token do clube. Clubes de investimento na Syndicate podem se tornar a tesouraria de uma DAO criada em torno dela.

Ferramentas de votação

Após configurar um caixa, uma DAO precisará encontrar uma forma de membros votarem em propostas. Snapshot é, sem dúvidas, a ferramenta mais popular.

Ele é um sistema descentralizado de votação que permite que usuários criem propostas e votem “off-chain” (fora da blockchain), ou seja, votos são computados — sem a negociação de criptomoedas — usando tokens padrão ERC-20 ou até tokens não fungíveis (NFTs) apenas para demonstrar o poder de votação.

Ferramentas de arrecadação

Juicebox

Juicebox é a versão Web3 do Kickstarter (ou Vakinha). Projetos usam o Juicebox para arrecadar dinheiro de suas comunidades por meio de contratos inteligentes no Ethereum. Projetos podem criar uma página e financiar a estrutura e definir como fundos e recompensas serão distribuídos.

Mirror

Mirror é mais conhecida como uma plataforma de blogs desenvolvida com tecnologia blockchain. Mas além da publicação de artigos, DAOs também podem usar Mirror para a arrecadação de projetos que usam contratos inteligentes do Ethereum e transformar publicações em NFTs.

O futuro das DAOs

À medida que DAOs se popularizam, mais ferramentas vão estar disponíveis para oferecer mais soluções únicas, como Superdao e DAOhaus, em que, com poucos cliques, uma nova DAO é criada.

Mas embora o número de ferramentas disponíveis para lançar uma DAO continua crescendo, a parte mais fundamental será a capacidade de organizar e motivar membros a atuarem e trabalharem na missão e no objetivo da DAO.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!