Imagem da matéria: Quarto maior pool de mineração de Ethereum do mundo anuncia fim das atividades na China
Foto: Shutterstock

Bee Pool, quarto maior pool de mineração de Ethereum do mundo, comunicou na terça-feira (28) que vai encerrar suas atividades no próximo dia 15 devido “às políticas regulatórias mais recentes” na China, onde ficam suas instalações. O anúncio ocorre um dia depois da terceira maior pool do setor, Spark Pool, anunciar o mesmo.

“Todos os servidores de acesso de mineração deixarão de operar às 23h59 de 15 de outubro de 2021, horário de Pequim”, disse a empresa, que até então era responsável por processar quase 7% de todos os blocos da rede Ethereum, segundo o Etherscan.

Publicidade

De acordo com a nota da Bee Pool, o encerramento das atividades será feito de forma ordenada, começando pela suspensão de registros de novos clientes e de acréscimos de subcontas na plataforma. A empresa também afirmou que todos os saldos existentes serão pagos após o desligamento do sistema, com data limite em 31 de outubro.

No caso da Spark Pool, o ritmo está mais acelerado e a empresa vai interromper todos os seus serviços já nesta quinta-feira (30).

Combate à mineração na China

O anúncio de ambas empresas é uma resposta a nova onda de repressão do país asiático contra o setor de criptomoedas. Na última sexta (24), a China divulgou novos planosde combate à mineração e declarou ilegal qualquer atividade relacionada a trade de bitcoin e outras criptomoedas.

A nova ordem obrigou que fornecedores de eletricidade parassem de atender mineradores por meio de linhas diretas. Além disso, sugeriu o aumento na eletricidade de quem opera no setor e aconselhou que autoridades locais aumentassem a busca por fazendas ilegais de mineração.

Publicidade

Ao comentar o assunto, o Coindesk lembrou que alguns mineradores retomaram discretamente as operações de mineração de Ethereum na China continental depois que a atividade foi proibida pelo Conselho de Estado em maio.

O site ainda ressalta o aumento na margem de lucro dos mineradores como consequência da alta da criptomoeda, do seu efeito deflacionário após o atualização na rede, e também pelo aumento da taxa de gás impulsionada pelo boom dos NFTs.

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de bitcoin e letras ETF

Banco mais antigo dos EUA quer oferecer custódia de Bitcoin para ETFs

O BNY Mellon estuda desde 2022 uma técnica para criar uma infraestrutura de custódia de criptomoedas
Ex-membro da OpenAI é fotografado no Senado dos EUA

Nova IA mostra ‘passos em direção aos riscos de armas biológicas’, alerta ex-OpenAI

Especialistas declararam que a Inteligência Artificial está avançando tão rápido que poderá se equiparar à inteligência humana em três anos
moedas de Bitcoin, Solana e Ethereum emparelhadas - ao fundo gráfico de mercado

Semana cripto: Bitcoin salta com decisão do Fed, Trump lança projeto DeFi e Hamster Kombat entra na 2ª temporada

Foi uma semana incrivelmente movimentada em cripto, com Bitcoin e altcoins importantes em alta
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Mandato de Kamala Harris pode ser melhor para o Bitcoin, diz VanEck

Donald Trump se lançou como o candidato pró-cripto, mas analistas da VanEck defendem que uma vitória de Kamala Harris seria um impulso maior para o Bitcoin