Buscar no site

Michael Saylor vai a Washington cobrar reserva estratégica de Bitcoin dos EUA

Reunião organizada pela senadora Cynthia Lummis para tratar das reservas de Bitcoin contará com vários defensores das criptomoedas

Michael Saylor, Strategy
Michael Saylor, fundador da Strategy (Imagem: Michael Saylor/X)

Michael Saylor, cofundador e presidente executivo da Strategy, a empresa com a maior tesouraria de Bitcoin do mundo, deve marcar presença em Washington DC nesta terça-feira (16) para trabalhar em favor de uma lei que permita ao governo dos EUA criar uma Reserva Estratégica de Bitcoin.

A reunião, organizada pela senadora Cynthia Lummis e pelo deputado Nick Begich, contará com pelo menos uma dúzia de defensores das criptomoedas como Saylor, que vão se reunir no Capitólio para uma mesa redonda.

O CEO da Marathon Digital Holdings, Fred Thiel, também marcará presença, assim como o diretor de estratégia da Bitdeer, Haris Basit, o vice-presidente sênior de políticas públicas da Riot, Brian Morgenstern, e o CEO da Cleanspark, Matt Schultz, além de representantes da Digital Power Network (DPN), segundo informações do The Block.

DPN é uma organização ligada à Chamber of Digital Commerce, a principal associação de lobby do setor de blockchain e criptomoedas nos Estados Unidos.

O grupo vai discutir uma proposta que inclui a aquisição pelo governo de 1 milhão de bitcoins ao longo de cinco anos, utilizando mecanismos “neutros em termos orçamentários”.

A medida daria continuidade a uma ordem executiva do presidente Donald Trump, que já havia determinado a formação de reservas permanentes de BTC, semelhantes às de ouro, além de restringir a venda de criptomoedas confiscadas pelo governo.

Atualmente, o projeto de lei conta apenas com o apoio de legisladores republicanos, sem que nenhum democrata o tenha endossado ainda, segundo o Cryptopolitan.

Para que a Lei BITCOIN avance, serão necessárias audiências perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara e o Comitê Bancário do Senado, sendo que nenhum deles agendou discussões formais ainda.

No entanto, o Congresso já aprovou seu primeiro projeto de lei regulamentando stablecoins, a Lei GENIUS, em julho deste ano, que pode significar que o governo agora está disposto a integrar ativos digitais ao sistema financeiro formal.

Reserva Estratégica de Bitcoin

A ordem executiva que trata sobre a Reserva Estratégica de Bitcoin do governo foi assinada em março deste ano, com o czar de inteligência artificial e criptomoedas da Casa Branca, David Sacks, afirmando que a iniciativa não “custaria um centavo aos contribuintes”.

O documento prevê ainda o fornecimento de uma “auditoria completa” dos ativos digitais do governo dos EUA, que se estima possuir mais de 200 mil unidades de Bitcoin apreendidas por unidades de segurança do país através de processos judiciais.

O Bitcoin mostra muita força no 2º semestre e é destaque entre os ativos de risco. Será que uma próxima máxima história de preço vem aí? Agora é hora de agir estrategicamente. Abra sua conta no MB e prepare sua carteira!