Imagem da matéria: Político russo quer prender quem minerar criptomoedas ilegalmente
Andrey Lugovoy (Foto: Wikipedia)

Um membro do Congresso da Rússia está elaborando projeto de lei que prevê prisão para mineradores de criptomoedas que estão conectando suas rigs de forma ilegal ao sistema de fornecimento de energia elétrica.

O deputado Andrey Lugovoy disse que o Partido Democrático Liberal, do qual faz parte, está preparando um projeto de lei que irá regulamentar a mineração de criptomoedas.

Publicidade

Segundo o portal News Bitcoin, citando entrevistas que deputado deu para veículos russos, o objetivo é estabelecer tarifas de eletricidade diferentes para mineradores e aplicar impostos sob os lucros.

O deputado acusa os mineradores de usarem energia elétrica barata subsidiada sem pagar os impostos devidos.

Uma reportagem do Financial Times aponta que, após a repressão da China aos mineradores, a maior parte dos profissionais que estavam no país asiático levaram seus equipamentos para a Rússia.

De um total de 430 mil máquinas, 205 mil foram para a Rússia.

Rússia e as criptomoedas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez em outubro pela primeira vez um aceno para as criptomoedas.

“Penso que [as criptomoedas] têm valor. Mas acho que não podem ser utilizadas para o comércio de petróleo”, disse o líder europeu durante a “Semana da Energia na Rússia”.

Putin abordou o tema ao responder uma pergunta da emissora americana CNBC. O presidente russo disse achar “muito cedo para falarmos em troca de recursos energéticos por criptomoedas” e que “a criptomoeda ainda não é suportada por nada”.

Publicidade

Segundo a CNBC, Putin também disse que o consumo de energia para minerar criptomoedas é uma barreira para a adoção em grande escala.

Relação conflituosa com criptos

O aceno de Putin, mesmo que dúbio, veio após posições beligerantes em relação as criptomoedas.

O Banco Central da Rússia publicou em julho um comunicado que expõe a posição do regulador do mercado de capitais do país contrária a ofertas nas bolsas de valores de produtos financeiros baseados em criptomoedas, incluindo ativos e títulos. De acordo com o texto, a entidade não recomenda, por exemplo, fundos de índices (ETFs) lastreados em bitcoin.

Além disso, nesse mesmo mês, foi divulgado que o governo da Rússia está elaborando uma lei para permitir que os órgãos de aplicação da lei possam confiscar bitcoin e outras criptomoedas que se tornaram fontes de renda do crime. A informação foi divulgada procurador-geral, Igor Krasnov, durante uma conferência em São Petersburgo.

Já em outubro do ano passado, o governo da Rússia disse que iria obrigar todos os funcionários públicos a declarar bitcoin e outras criptomoedas a partir de 2021.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Magic Eden tem o “melhor ano de todos”, apesar da queda no mercado NFT, diz CEO

Magic Eden tem o “melhor ano de todos”, apesar da queda no mercado NFT, diz CEO

A empresa que foi pioneira em NFTs está apostando que os proprietários de ativos digitais sempre valorizarão o conteúdo e a conveniência
Neymar com a camisa da seleção

Hackers invadem Twitter de Neymar para divulgar memecoin da Solana

Várias contas de marcas e celebridades foram sequestradas para promover um token chamado HACKED — mas o esquema não deu muito certo
Imagem da matéria: Homem pega 47 anos de prisão por invadir casas para roubar Bitcoin

Homem pega 47 anos de prisão por invadir casas para roubar Bitcoin

Remy St Felix foi condenado a quase meio século de prisão após roubar proprietários de Bitcoin sob a mira de uma arma
Imagem da matéria: Diddy divide unidade prisional com Sam Bankman-Fried, diz NBC

Diddy divide unidade prisional com Sam Bankman-Fried, diz NBC

O magnata do hip-hop Sean “Diddy” Combs está compartilhando uma unidade prisional com o fundador da FTX, Sam Bankman-Fried