Imagem da matéria: A estranha mensagem escrita no primeiro bloco do Ethereum 2.0
Foto: Shutterstock

O Ethereum 2.0 foi lançado nesta terça-feira (01), iniciando a primeira fase de atualização do segundo maior blockchain do mundo em valor de mercado.

Embora o lançamento tenha ocorrido conforme planejado, houve um elemento surpreendente. Logo no primeiro bloco, foi escrita uma mensagem que ninguém entendeu no início.

Publicidade

A mensagem era: “O Sr. F estava aqui.” (Original: “Mr F was here.”)

Considerando a sintaxe da mensagem, ela foi escrita de forma adequada na seção “graffiti” do bloco, onde os validadores podem escrever suas próprias mensagens. Isso é semelhante à parte dos blocos de Bitcoin em que os mineradores podem deixar mensagens.

Mas o que diabos essa mensagem significa? E quem é o Sr. F?

A princípio, alguns pensaram que se tratava de uma referência ao seriado de TV Arrested Development, já que é o nome do quinto episódio da terceira temporada. No programa, ninguém sabe quem é o Sr. F, até que seja revelado uma sigla inadequada.

Mas acontece que as origens desse Sr. F são bem diferentes.

De acordo com imagens de uma conversa do Discord, uma entidade com pseudônimo conhecido como Sr. Fahrenheit recebeu a honra de criar o primeiro bloco Ethereum 2.0. Conforme o Trustnodes relatou antes do lançamento, ele escreveu: “isso significa que estou no bloco 0 ou 1?”

O Sr. Fahrenheit – sim, seu nome é uma referência do Queen – é um desenvolvedor de aplicativos descentralizados (dapp) que era um veterano no ecossistema Ethereum antes de mergulhar no blockchain Tron. Em janeiro de 2019, ele estava comandando a “equipe Tron Shrimp”, que criou um dapp chamado Tron Shrimp Farm, no blockchain Tron. Ele se tornou popular por um breve período, chegando a 31.671 usuários por dia, mas não está mais ativo.

Publicidade

De acordo com Trustnodes, o Sr. Fahrenheit perguntou o que ele deveria escrever no primeiro bloco Ethereum 2.0. “E se eu denunciar o bitcoin e compará-lo com a máquina de escrever?”, sugeriu ele.

Mas, evidentemente, ele tomou sua decisão e, após o lançamento da cadeia Beacon, coube ao pastor oficial da Fundação Ethereum, Hudson Jameson, esclarecer o mistério. Ele perguntou ao Sr. Fahrenheit do Discord se o graffiti no bloco era uma referência a Arrested Development.

“Não”, respondeu ele, “[é] apenas uma abreviação para o Sr. Fahrenheit como na musica do Queen, ou se você estiver olhando para o meu autógrafo, é a abreviação de “Sr. Farenheit”.”

O Sr. Fahrenheit publicou então uma imagem da assinatura em questão. Ele simplesmente se dirige ao Sr. Farenheit (sic) e é assinado pelo co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co