A Nasdaq está tentando revolucionar o sistema do mercado financeiro dos Estados Unidos ao pressionar a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) a permitir que versões tokenizadas de ações e ETFs sejam negociados no mesmo livro de ordens que suas contrapartes tradicionais.
A ideia incluiria liquidação baseada em blockchain no mercado já no terceiro trimestre de 2026, se aprovada, segundo a Reuters.
O pedido da Nasdaq pede uma mudança de regra argumentando que as ações tokenizadas teriam que ter os mesmos direitos e privilégios que o título subjacente para se qualificarem para negociação unificada e prioridade de execução. As negociações poderão ser liquidadas em blockchain assim que a infraestrutura de compensação central estiver pronta.
Leia também: Regulador europeu faz alerta sobre ações tokenizadas e reforça necessidade de proteção
A operadora da Bolsa disse que os mercados podem adotar a tokenização sem abrir mão das principais proteções aos investidores, rejeitando os pedidos de amplas isenções às regras federais de estrutura de mercado. A empresa também sinalizou preocupações sobre algumas plataformas estrangeiras que comercializam ações americanas tokenizadas sem direitos aos acionistas.
Empresas como a Citadel Securities enviaram uma carta à SEC em julho, aconselhando que a agência evite isenções às regras de valores mobiliários e se concentre na liquidez do mercado com a proteção padrão ao investidor.
Toda essa movimentação ocorre enquanto o governo do presidente Donald Trump segue tomando decisões favoráveis ao setor de criptomoedas. Atualmente em Washington D.C. há uma frente para criação de uma regulação de estrutura de mercado que esclareceria como os ativos tokenizados se enquadram nas jurisdições da SEC e da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), incluindo padrões para custódia, auditorias e relatórios.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!