Moedas do Bitcoin Cash (BCH) ao lado de um celular com o logo do projeto
Shutterstock

Uma nova exchange de criptomoedas apoiada por gigantes do mercado financeiro tradicional anunciou, na terça-feira (20), o início de suas operações com a negociação de Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Bitcoin Cash (BCH) e Litecoin (LTC).

Todos os quatro criptoativos reagiram positivamente ao anúncio de listagem, registrando altas de 9,42% (BTC), 7,13% (ETH), 31,87% (BCH) e 11,53% (LTC) — segundo dados do TradingView, considerando o momento do anúncio, às 11h do dia 20 de junho, até o preço mais alto alcançado no período.

Publicidade

A EDX Markets, como é chamada, já estava funcionando discretamente há alguns dias, conforme reportado pelo Wall Street Journal (WSJ), mas comunicou o lançamento apenas na terça. A exchange institucional é controlada pelas gigantes de Wall Street Citadel Securities, Fidelity e Schwab Starts Operations.

O plano da companhia é oferecer serviços de trocas centralizadas para instituições e, portanto, não deverá atender o varejo ou investidores individuais.

Com a seleta lista de criptomoedas da EDX Markets, as grandes instituições do mercado financeiro passam uma mensagem sobre quais criptoativos estão dispostos a negociar, impactando positivamente a percepção dos investidores sobre cada um deles, o que pode ter causado a alta de preço.

A notícia foi dada concomitante ao pedido de emissão de um fundo ETF de Bitcoin pela BlackRock, outra gigante do mercado financeiro tradicional. O grupo de investimento cogita oferecer participações deste fundo no mercado aberto de capitais e, para isso, depende da aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos.

Publicidade

A SEC iniciou, no começo do mês, dois grandes processos contra duas grandes exchanges de criptomoedas operando no país: Binance e Coinbase.

O que é o Bitcoin Cash (BCH)

Bitcoin Cash é uma criptomoeda, resultado da divisão da rede do Bitcoin em 2017, que ocasionou em duas moedas diferentes, com redes próprias. O BTC e o BCH.

A divisão ocorreu, entre diversos motivos, sobre a decisão de aumentar a capacidade máxima dos blocos de transações, limitado em 4 megabytes no Bitcoin (BTC).

Apoiadores do Bitcoin Cash aumentaram o limite dos blocos, sob a premissa de permitir uma maior escalabilidade, capacidade de transações por segundo e menores taxas de rede para o uso da blockchain criada por Satoshi Nakamoto.

Publicidade

Enquanto os opositores mantiveram o tamanho dos blocos conforme a programação inicial, sob a premissa de que o aumento poderia prejudicar a capacidade de operadores de ‘nós’ conseguirem armazenar todo o histórico de transações em uma rede que se tornaria muito pesada.

Em outubro de 2010, Satoshi Nakamoto já havia comentado sobre a possibilidade de aumentar o tamanho dos blocos, caso a demanda pela rede aumentasse no futuro.

Satoshi Nakamoto, sobre função que poderia aumentar o tamanho dos blocos | Bitcointalk.org
Satoshi Nakamoto, sobre função que poderia aumentar o tamanho dos blocos | Bitcointalk.org

A Litecoin já vinha ganhando destaque recente, com o aumento observado do número de transações em sua rede. Assim como o BCH, LTC é uma moeda com foco em maior capacidade de transações por segundo, que utiliza um protocolo semelhante ao do líder Bitcoin.

Diferente do Bitcoin Cash, a Litecoin propôs aumentar a escalabilidade da blockchain ao diminuir o tempo de intervalo entre cada bloco minerado na rede. Sendo um tempo de 10 minutos para BTC e BCH, mas de 2,5 minutos na LTC — confirmando quatro vezes mais blocos no mesmo período.