Imagem da matéria: Criadores de conteúdo serão os mais beneficiados com a Web3, diz executivo da Lens Protocol
Foto: Shutterstock

Uma revolução na monetização da criação de conteúdo. É o que propõe a Lens Protocol, sistema de Web3 que roda na Polygon, blockchain compatível com Ethereum. Nader Dabit, diretor de relações com desenvolvedores da Aave e Lens, mostrou nesta sexta-feira (31) como começar a programar na rede em um bootcamp feito no ETH Samba, evento que ocorre na cidade do Rio de Janeiro

Segundo o executivo, o protocolo Lens é um meio de qualquer pessoa ter uma rede social onde tenha controle absoluto. “Imagina que pessoas ganham a vida com a produção de conteúdo no Twitter e um dia elas podem ser simplesmente banidas. Com protocolos sociais Web3 você não pode fazer isso”, afirma. 

Publicidade

Dabit afirma que o foco é oferecer diversas maneiras de os criadores de conteúdo conseguirem monetizar suas produções. E os resultados são animadores: “Nós estamos vendo na versão beta, que está fechada, pessoas ganhando centenas de dólares por apenas alguns segundos de vídeo. E isso só é possível por conta da infraestrutura. Não é possível fazer em outra rede social”, declara. 

Dabit diz ver com empolgação o ChatGPT e a Inteligência Artificial, os assuntos quentes do momento:

“Qualquer tecnologia tem seu lado bom e ruim. A internet mesmo. Se alguém tivesse aparecido 40 anos atrás e tivesse dito: “Temos essa nova tecnologia que irá permitir qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo me ofender, vai facilitar o tráfico de drogas, tráfico de pessoas, vai permitir que pessoas ameacem outras e elas cometam suicídio por conta disso”. Com todos esses aspectos negativos, as pessoas iriam dizer que não querem essa nova tecnologia. Quando se olha para A.I, tem uma perspectiva similar: sim, irá fazer uma disruptura de coisas e trazer algumas coisas ruins, mas no todo será uma coisa boa e estou empolgado para isso”, concluiu.