Imagem da matéria: Ethereum tem sucesso em etapa inicial da Fusão que chega em poucos dias
Foto: Shutterstock

A primeira etapa da fusão do Ethereum, chamada Bellatrix, foi ativada com sucesso nesta terça-feira (6) na blockchain. A confirmação foi dada por desenvolvedores importantes da comunidade, como Terence Tsao e Anthony Sassano.

Bellatrix dá início à fusão – aguardada atualização na qual o Ethereum migra do atual mecanismo de consenso proof-of-work (PoW) para o novo sistema proof-of-stake (PoS) — colocando fim à mineração na sua rede.

Publicidade

Com o proof-of-stake, os blocos passam a ser criados por validadores que bloqueiam quantias de ether (staking) para ter o direito de participar no consenso da rede e serem recompensados por isso.

Esse sistema não irá mais recompensar o uso de força computacional e, portanto, irá permitir que as transações na rede sejam feitas consumindo uma fração da energia que é gasta atualmente.

A fusão é um processo de duas etapas: primeiro deve ser ativado na Beacon Chain – a cadeia PoS da rede que está sendo executada em paralelo com a rede PoW atual – com a atualização Bellatrix na camada de consenso.

A Bellatrix, por sua vez, será seguida pela atualização Paris – a transição da camada de execução de PoS para PoW, acionada por um limite específico chamado Dificuldade Total do Terminal (TTD).

Publicidade

O valor de TTD que desencadeia a fusão é definido em 5875000000000000000000 e deve ocorrer entre 13 e 15 de setembro de 2022, dependendo do hashrate do Ethereum. Quanto maior o hashrate, mais cedo a rede atingirá o TDD necessário para acionar a fusão.

Terence Tsao publicou uma página de programação e disse: “Bellatrix ativada! Próxima parada: a fusão. Te vejo do outro lado”.

Sassano tuitou afirmando que a atualização Bellatrix está ativa na Beacon Chain do Ethereum e que o próximo passo é a rede principal da blockchain.

As vantagens do novo sistema

A migração para o proof-of-stake tornará o Ethereum “99% mais energeticamente eficiente”, segundo a Ethereum Foundation.

Em julho, o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, também havia dito acreditar que a mudança é “ótima para a descentralização”, apesar de críticos afirmarem que o oposto acontecerá.

Publicidade

Há tempos, usuários do Ethereum falam sobre como a fusão irá melhorar a rede, apesar de o próprio Buterin ter destacado que existem muitas atualizações vindo por aí.

Após essas atualizações, desenvolvedores esperam que a velocidade e a eficiência da rede também melhorem.