Wikipédia é pressionada a parar de aceitar criptomoedas por conta de impacto ambiental

Proposta não está sendo julgada por um voto de maioria, e sim via uma discussão entre contribuidores da Wikimedia
Imagem da matéria: Wikipédia é pressionada a parar de aceitar criptomoedas por conta de impacto ambiental

Foto: Shutterstock

Molly White, veterana editora da Wikipédia, que edita sob o nome de usuário GorillaWarfare, enviou uma proposta que pretende suspender doações em criptomoedas à Wikimedia Foundation.

A Wikimedia Foundation é uma organização de caridade sem fins lucrativos que foi criada para financiar a Wikipédia.

Publicidade

Os receios de White giram em torno principalmente do impacto ambiental das criptomoedas. Atualmente, a Wikipédia aceita bitcoin (BTC), bitcoin cash (BCH) e ether (ETH).

White apresentou três principais motivos pelos quais a plataforma deveria suspender doações em criptomoedas.

Primeiro, ela afirma que “aceitar criptomoedas sinaliza o apoio do setor cripto pela Wikimedia Foundation e membros do Wikimedia Movement”, acrescentando que acredita que a Wikipédia está “promovendo o uso de ‘investimentos’ e tecnologia que são inerentemente predatórios”.

Ele também afirma que criptomoedas “podem não se alinhar ao comprometimento da Wikimedia Foundation com a sustentabilidade ambiental” e que a Wikimedia Foundation “arrisca prejudicar [sua] reputação ao participar disso”.

Debatendo a proposta de White

A proposta de White, publicada na terça-feira (11), é seguida por diversas subdiscussões e uma votação.

É importante destacar que a proposta não está sendo julgada por um voto de maioria, e sim via uma discussão entre contribuidores da Wikimedia. “O acordo é avaliado com base nos méritos dos argumentos, e não pela contagem de votos”, afirma a página.

De qualquer forma, a maioria dos votantes concordam com a proposta de White.

“Já não era sem tempo. Aceitar criptomoedas torna o comprometimento com a sustentabilidade ambiental [da Wikimedia Foundation] em uma piada”, disse um contribuidor.

Publicidade

Outro acrescentou: “O recurso de doação em criptomoedas completamente desconsidera o comprometimento com a sustentabilidade. Criptomoedas causam grande prejuízo ao meio ambiente”.

Outros, embora sejam a minoria, discordam da proposta. Um contribuidor disse: “Cripto se alinha a nossos valores de software gratuito e liberdade de usuários”.

White acredita que, caso a Wikimedia Foundation decida interromper as doações em criptomoedas, não irá “nos custar muito em termos de doações perdidas”. De qualquer forma, ele pediu por mais informações sobre as doações à Wikimedia Foundation.

Criptomoedas e o meio ambiente

O impacto da indústria cripto ao meio ambiente é bem-documentado.

A rede Bitcoin, que consome mais energia do que muitos países anualmente, gera uma pegada de carbono amplamente equivalente a 30 milhões de toneladas de carvão queimado ou nove milhões de casas que consomem energia anualmente.

Publicidade

Por sua vez, a rede Ethereum que, assim como o Bitcoin, opera com um algoritmo de consenso proof of work (ou PoW), alegadamente consome cerca de 106 terawatt/hora (ou TWh) de energia por ano.

É claro que a Wikimedia Foundation não é a única que enfrenta pedidos públicos para suspender doações em criptomoedas em meio a crescentes preocupações sobre a pegada de carbono da indústria.

Mozilla, a organização sem fins lucrativos por trás do navegador de internet Firefox, enfrentou altas críticas após tuitar um lembrete de que aceitava doações em criptomoedas.

A reação foi tamanha que Mozilla anunciou uma pausa em doações cripto para repensar se encaixam com os objetivos climáticos da empresa.

“Isso parece ser uma tendência agora”, contou Alex de Vries, fundador da Digiconomist, ao Decrypt, citando a recente decisão do Mozilla.

Publicidade

A relação da Wikipédia com criptoativos

Apesar de a Wikimedia Foundation aceitar doações em criptomoedas, os editores da Wikipédia já estiveram envolvidos em controvérsias cripto.

Em março de 2020, o fundador da Cardano Charles Hoskinson disse que editores da Wikipédia censuram cripto.

“David Gerard é quem tem sido um censor. Isso acontece há anos, desde os primórdios da Ethereum”, disse Hoskinson.

David Gerard é um antigo crítico de cripto que, em 2017, publicou um livro sobre a indústria chamado “Attack of the 50 Foot Blockchain” (em um trocadilho com o mitológico pé-grande).

A Wikipédia alegou que um texto relacionado a Ouroboros, o algoritmo de consenso que move a Cardano, era autopromocional.

“O texto proposto acima é dificilmente neutro. Fala sobre ‘pesquisa diligente’ e ‘recursos inovadores’ que ‘apresentam credibilidade à sua afirmação’”, disse um editor que opera com o nome Bonade.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.