Ilustração criada por AI de casal flertando virtualmente
Reprodução/Decrypt

Já sonhou em criar seu parceiro perfeito? Agora você pode fazer isso através da Inteligência Artificial (AI, no inglês), graças a um novo projeto da empresa de capital de risco Andreessen Horowitz (a16z).

O peso-pesado do Vale do Silício carregou um tutorial no GitHub descrevendo como criar “companheiros de AI” personalizáveis com personalidades próprias e um passado configurável.

Publicidade

“Você pode orientar seu companheiro como seu caso de uso ideal com um passado e um modelo você mesmo escolhe”, escreveu a empresa de Venture Capital (VC). Embora a Andreessen Horowitz enfatize que o projeto ainda é um experimento de desenvolvedor, os fãs de tecnologia já estão sonhando com seus namorados e suas namoradas digitais perfeitos.

Leia também: Inteligências Artificiais sexuais ganham espaço na esteira do ChatGPT

A gigante do VC está ciente disso — e não está escondendo a possibilidade de um romance assistido por inteligência artificial.

“Romântico (namorados/namoradas de AI)” é o primeiro caso de uso mencionado pela empresa de VC ao promover seus chatbots. O projeto funciona solicitando modelos de inteligência artificial com uma história detalhada e traços de personalidade. Isso molda como o chatbot interage e responde com o usuário.

De acordo com a página do GitHub, o programa “permite que você determine a personalidade e o passado de seu companheiro e use um banco de dados vetorial com pesquisa de similaridade para recuperar e solicitar que as conversas tenham mais profundidade”.

Publicidade

Esta semana, Andreessen Horowitz adicionou um novo personagem chamado Evelyn com uma história empolgante. Ela é descrita como “uma mulher notável e aventureira”, que “embarcou em uma jornada cativante que a levou pelo mundo vibrante do circo, de um aquário e até de uma estação espacial”.

No entanto, este é apenas um arquivo de texto que você pode ajustar de acordo com sua preferência. Transforme Evelyn de aventureira em romântica com apenas uma palavra, escolha um  modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês) sem censura em vez de um censurado e voilá.

Junto com Evelyn, os usuários podem escolher entre personalidades pré-fabricadas, como o atrevido Alex, o elegante escritor Sebastian ou até mesmo Corgi, um cão espacial. Se não houver nada do seu agrado, você pode simplesmente criar seu próprio parceiro virtual do zero.

Embora o romance com AI do tipo “faça você mesmo” possa parecer assustador ou triste para algumas pessoas, o a16z vê potencial terapêutico, conforme observado em uma postagem recente no blog sobre chatbots como parceiro românticos.

Publicidade

“Ao extrair informações de nós, como terapeutas, e depois ter uma lembrança perfeita de todos os detalhes que já contamos, esses chatbots complementares podem corresponder ao nosso comportamento e, finalmente, nos ajudar a nos entender melhor”, diz o post.

Em outras palavras, ao contrário dos humanos, uma namorada (ou namorado) bot não irá julgá-lo. Eles vão entender cada palavra sua.

Momento de sucesso

Bots de paquera estão tendo seu momento. Outra empresa do portfólio a16z, a Character.AI, oferece cinco amigos de inteligência artificial pré-fabricados e obteve 1,7 milhão de downloads na primeira semana.

E se você não gosta de servidores centralizados, um modelo de AI sem censura chamado GPT4 x Alpaca está sendo usado para chatbots pornográficos como Dorothea e Don Juan.

Mas agora os programadores amadores podem interpretar o Dr. Frankenstein e criar qualquer companheiro que desejarem, com características como “amoroso” e “aventureiro”. Você pode torná-lo um amiguinho obediente programado para atender a todas as suas necessidades — se é isso que você está procurando.

Publicidade

A linha que separa a realidade da ficção está agora mais tênue do que nunca. Com AIs substituindo namoradas, líderes religiosos e até mesmo terapeutas, os especialistas estão tentando explorar essa nova face da humanidade e redefinir o que torna uma conexão “real”.

Portanto, embora codificar o parceiro digital perfeito possa ser tentador, o verdadeiro romance ainda requer conexão humana. Mas com os rápidos avanços na inteligência artificial, as possibilidades de casos de amor virtuais certamente aumentarão. Afinal, você não pode abraçar um computador — pelo menos não ainda. Mas com a tecnologia evoluindo rapidamente, o fascínio do romance digital perfeito só aumentará.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Trump compra hamburgueres com BTC em Nova York no Pubkey

Trump compra hambúrgueres com Bitcoin em sua 1ª transação com a moeda

Donald Trump usou Bitcoin para pagar hambúrgueres no bar PubKey em Nova York, ao mesmo tempo em que pedia aos fãs do BTC para votarem em novembro
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Mandato de Kamala Harris pode ser melhor para o Bitcoin, diz VanEck

Donald Trump se lançou como o candidato pró-cripto, mas analistas da VanEck defendem que uma vitória de Kamala Harris seria um impulso maior para o Bitcoin
CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, é fotografado

CEO do JPMorgan se gaba de banco ser um dos maiores usuários “reais” de blockchain

Jamie Dimon disse que seu banco é um dos “maiores” usuários do blockchain, mas ele ainda odeia o Bitcoin
Sheik das criptomoedas Francisley Valdevino

Ex-Corinthians, Jucilei perdeu R$ 45 milhões na pirâmide do ‘Sheik das Criptomoedas’

“CEO” da empresa que enganou o ex-jogador é na verdade um ator uruguaio contratado por Francisley Valdevino, o Sheik, revelou o Fantástico