Imagem da matéria: Vazamento detalha como a Binance planejava enganar os reguladores dos EUA, mostra Forbes
Foto: Shutterstock

De acordo com uma reportagem exclusiva da Forbes desta quinta-feira (29), a Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, pode estar sob investigação do FBI da Receita Federal dos EUA. O motivo seria a descoberta de um suposto plano para enganar os reguladores americanos, conforme um documento vazado e enviado ao site por uma fonte não revelada.

De acordo com o artigo, a Forbes conseguiu obter um documento do ano de 2018 que detalha a criação de uma entidade sediada nos EUA chamada “Tai Chi”, cujo objetivo era enganar os reguladores americanos.

Publicidade

Supõe-se que o autor do documento é Harry Zhou, ex-funcionário da Binance conhecido por trabalhar com exchanges de criptomoedas chinesas com atuação pela América.

No documento — elaborado a partir de slides, detalhou a Forbes, supostamente a Binance não esperava obter aprovações das agências reguladoras dos EUA, incluindo a Comissão de Valores Mobiliários (SEC), e por isso estava disposta a ‘investir’ para evitar intimidações.

“O documento provavelmente foi visto por altos executivos da Binance. É um plano estratégico para executar um “bait and switch”, diz o artigo.

Esse tipo de plano no Brasil é mais conhecido como ‘propaganda enganosa’. Nesse caso, trata-se de uma tática de venda na qual um cliente é atraído pelo anúncio de um item, mas é então encorajado a comprar outro, de preço mais alto.

Publicidade

Resumindo, a criação da Binance.US — que não é permitida fornecer alguns produtos com criptomoedas nos EUA —  pode estar sendo usada como isca para os reguladores endossaram a receita da matriz, que já passou por China, Malta, e hoje se mantém nas Ilhas Seychelles.

“A entidade estabeleceu operações nos Estados Unidos para distrair os reguladores com interesse fingido de conformidade”, diz a Forbes, acrescentando que “medidas seriam postas em prática para mover a receita na forma de taxas de licenciamento e mais para a empresa-mãe, a Binance”.

Ao mesmo tempo, completou, os clientes em potencial seriam ensinados a escapar das restrições geográficas enquanto soluções tecnológicas eram implementadas.

Investigações na Binance

“A Forbes soube que o documento ‘Tai Chi’ está circulando atualmente entre escritórios de advocacia, escritórios de contabilidade e outros associados à Binance, e há especulações de que o FBI e o IRS podem estar investigando.

Publicidade

De acordo com o site, quando contatado por telefone, um agente do FBI no escritório de Washington, inicialmente negou os rumores sobre a Binance e desligou. Mais tarde, escreveu, o agente emitiu formalmente um “sem comentários”.

Changpeng Zhao, CEO e fundador da Binance, foi procurado pela reportagem da Forbes, mas não retornou. Também não quiseram comentar o caso o chefe de compliance ,Samuel Lim, e a CEO da Binance.US, Catherine Coley.

‘Tai Chi’ seria Binance.US

O documento de nome ‘Tai Chi’ revela um organograma que conecta a matriz Binance à subsidiária americana num traçado de: metas, sugestão de Estrutura Corporativa ; planos de engajamento de reguladores; planos de licenciamento a longo prazo.

Segundo a Forbes, chegou até eles apenas o arquivo “Apresentação 2”. Logo, essas informações vazadas podem ser apenas uma parte do plano.

Um dos slides da apresentação que vazou e chegou até a Forbes. Figura mostra como a “Tai-Chi” poderia ser conectada à Binance. Imagem: Reprodução
VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda prateada da Ripple com logo do XRP

YouTube da Suprema Corte da Índia é hackeado para promover golpe com XRP

O canal do órgão público foi usado pelos hackers para propagar falsos anúncios sobre a XRP, a sétima maior criptomoeda do mercado
Sheik das criptomoedas Francisley Valdevino

Ex-Corinthians, Jucilei perdeu R$ 45 milhões na pirâmide do ‘Sheik das Criptomoedas’

“CEO” da empresa que enganou o ex-jogador é na verdade um ator uruguaio contratado por Francisley Valdevino, o Sheik, revelou o Fantástico
Trump compra hamburgueres com BTC em Nova York no Pubkey

Trump compra hambúrgueres com Bitcoin em sua 1ª transação com a moeda

Donald Trump usou Bitcoin para pagar hambúrgueres no bar PubKey em Nova York, ao mesmo tempo em que pedia aos fãs do BTC para votarem em novembro
CEO da Seti institute, Bill Diamond fala em evento

Caçadores de ETs usam IA para procurar fenômenos e sinais alienígenas no espaço

À medida que aumentam os avistamentos de OVNIs, o instituto SETI usa IA para escanear os céus