Imagem da matéria: Uniswap demite funcionário acusado de aplicar rug pull: “Não toleramos esse comportamento”
Foto: Shutterstock

Hayden Adams, o criador da exchange descentralizada mais popular do mercado, Uniswap, foi ao Twitter no sábado (12) demitir publicamente um funcionário acusado de aplicar um rug pull na comunidade através do token Frenstech (FRENS).

“Quero que as pessoas saibam que essa pessoa não está mais na empresa. Não é um comportamento que apoiamos ou toleramos”, escreveu Adams na mensagem que acompanha um tweet que descreve como se deu o golpe.

Publicidade

Allen Lin (@AzFlin), um engenheiro de contrato inteligente que trabalhava na Uniswap desde julho de 2022, lançou o contrato da memecoin FrensTech na tentativa de surfar o hype em torno da nova plataforma social friend.tech, que ganha popularidade na Base, a recém-lançada blockchain da Coinbase.

Leia também: Base: Como a nova rede da Coinbase quer atrair milhões de aplicativos descentralizados 

“Há uma hora e quatro minutos, ele efetivamente realizou uma manobra fraudulenta no projeto, transferindo 14 ETH da rede da Base através do HOP”, escreveu o usuário @UniswapVillain, que expôs todo o esquema.

“Ele removeu a liquidez que adicionou através das taxas e embolsou 14 ETH. Ele então vendeu os tokens que removeu da liquidez. É incrível para mim que alguém que teve sua identidade revelada e trabalha para a Uniswap faça isso”, acrescentou. 

A denúncia pública logo viralizou no Twitter e não demorou para a Uniswap anunciar a demissão de Allen Lin.

O ex-funcionário reagiu a toda situação com sarcasmo, sem assumir a culpa pelo rug pull: “Fui demitido da Uniswap, mas ganhei 600 novos seguidores e status de vilão do Crypto Twitter”.

Publicidade

Rug pull

Rug pull, também conhecido como “puxão de tapete”, é um golpe no qual os desenvolvedores de um projeto vendem sua criação como algo legítimo para persuadir investidores a comprarem seus tokens ou NFTs. 

Após faturar com as valorizações momentâneas, a equipe do projeto vende os tokens e retira a liquidez do projeto, sem entregar o prometido e deixando no prejuízo o resto dos investidores.