O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, criticou na noite de domingo (3), em publicação na rede social X, a decisão de emissoras de televisão do Reino Unido de banirem um anúncio da exchange de criptomoedas. Segundo ele, a tentativa de censura apenas fortalece a mensagem da campanha.
O comercial, intitulado “Everything Is Fine”, ou “Está tudo bem”, é uma sátira musical que retrata tetos com vazamentos, supermercados vazios e preços altíssimos antes de cortar para um slogan incentivando os espectadores a atualizarem o sistema (assista abaixo).
Armstrong disse que o conteúdo do comercial — que trata das falhas do sistema financeiro tradicional e sugere as criptomoedas como alternativa — “desencadeou uma reação significativa” no país.
“Nosso anúncio, que foi proibido pelas emissoras de TV no Reino Unido, gerou uma grande reação. Se você não pode dizer algo, então provavelmente há um fundo de verdade nisso”, escreveu o executivo da Coinbase.
Sem lados políticos
Armstrong afirmou ainda que a mensagem veiculada não era direcionada a nenhum partido político específico e que não se restringia ao contexto britânico.
“Dizer que o sistema precisa ser atualizado e que a sociedade pode melhorar não é uma declaração política. É um fato. E não se trata apenas do Reino Unido — veiculamos campanhas com mensagens parecidas nos EUA”, completou.
O CEO criticou a visão de alguns setores no Reino Unido que ainda enxergam as criptomoedas como uma forma de jogo de azar, classificando essa perspectiva como “ultrapassada” e desconectada da realidade atual do setor.
“Há pessoas no Reino Unido que ainda veem cripto como um produto de apostas — uma visão muito desatualizada — e ignoram completamente seu verdadeiro potencial: modernizar e melhorar o sistema financeiro para beneficiar a todos.”
Armstrong finalizou dizendo que a censura ao anúncio pode acabar amplificando sua mensagem: “Acolhemos os ataques e qualquer outra tentativa de censurar essa mensagem, porque isso só ajuda a espalhá-la”.
Campanhas da Coinbase
A Coinbase, maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos, tem investido em campanhas públicas para defender a legitimidade do setor e criticar barreiras regulatórias ou percepções negativas associadas às criptos, tanto nos EUA quanto no exterior.
Recentemente, a empresa lançou uma série com sete anúncios enaltecendo as criptomoedas como ferramenta para aumentar a liberdade financeira.
Cada peça termina com uma mensagem específica. “Shrinkflation”, por exemplo – que remete a prática em que empresas reduzem o tamanho, peso ou quantidade de um produto, mantendo o mesmo preço – termina com a seguinte frase: “Quando o sistema lhe dá menos por mais, é hora de atualizá-lo”.
- No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!