Buscar no site

Trump deve assinar ordem que permite criptomoedas em planos de aposentadoria nos EUA

Com chance de ser assinada hoje, ordem do Trump irá permitir que planos de aposentadoria invistam em criptomoedas e outros ativos alternativos

moeda de bitcoin e graficos ao fundo
Foto: Shutterstock

O presidente Donald Trump deve assinar nesta quinta-feira (7) uma ordem executiva que permite que criptomoedas e outros ativos alternativos possam ser oferecidos em planos de aposentadoria nos Estados Unidos, conhecido como 401(k). As informações são da Bloomberg.

A Secretária do Trabalho, Lori Chavez-DeRemer, deve revisar as diretrizes da Lei de Segurança de Renda de Aposentadoria de Funcionários e coordenar com o Departamento do Tesouro e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) possíveis mudanças nas regras para permitir a inclusão de criptoativos às contas de aposentadoria.

Dentro da mesma ordem, a SEC também deve passar a permitir que outros ativos alternativos façam parte das aposentadorias. Com isso, os aposentados podem passar a ter exposição direta a ETFs de Bitcoin e outros produtos de criptomoedas também.

A decisão de Trump atinge cerca de US$ 12,5 trilhões depositados em contas do tipo nos EUA e visa definir regras para não só permitir uma diversificação dos investimentos de aposentadoria, mas fazer isso com segurança.

Caso assine mesmo a ordem executiva, o presidente também irá reverter recomendações de governos anteriores, já que na era Biden, o Departamento do Trabalho havia desencorajado criptomoedas em planos de aposentadoria.

Se finalizada, a ordem poderá canalizar bilhões de dólares para o mercado de criptomoedas nos próximos anos. No entanto, os patrocinadores dos planos provavelmente ainda precisarão avaliar os riscos em torno das moedas virtuais antes de realmente incluírem os ativos nos planos.

  • No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!