O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato Republicano, Donald Trump, prometeu criar o cargo de Conselheiro para Cripto e Bitcoin em seu governo. O dono do cargo será responsável por entregar no prazo de 100 dias do começo do mandato um marco regulatório para o mercado.
A promessa de Trump foi feita neste sábado (27), durante sua participação na Bitcoin Conference 2024, que é sediada na cidade de Nashville.
“Será um plano feito por pessoas que amam a sua indústria e não por pessoas que querem causar danos à indústria”, disse o candidato Republicano.
Existia uma expectativa de que Donald Trump anunciasse um plano para que o Tesouro dos EUA fizesse compras de Bitcoin para ter como reserva estratégica. Isso não ocorreu, mas o Republicano promete seguir a regra maximalista de nunca vender.
“O governo dos EUA tem 1% de toda a reserva de Bitcoin. Mas eles não estão seguindo a regra que todos aqui conhecem: nunca vender. Estou anunciando que, se eu for eleito, a política do meu governo, dos Estados Unidos da América, será manter 100% de todos os Bitcoins que o governo dos EUA atualmente possui ou adquirir no futuro”, disse Trump.
Da reserva total de 21 milhões de Bitcoins (com uma parte ainda há ser minerada), o governo dos EUA tem 210 mil BTC, que são 1% do volume. Em algumas ocasiões, o governo dos Estados Unidos já fez leilões para vender Bitcoins confiscados de atividades criminosas.
“Isso servirá como o núcleo do estoque estratégico nacional de Bitcoin”, disse Trump.
Mineração sob Trump
Outro ponto abordado por Trump foi a energia elétrica, já que a mineração de Bitcoin envolve um intenso gasto energético. O candidato disse que no final de seu mandato, os EUA terão o menor custo de energia do mundo.
“Eu quero que o Bitcoin seja minerado e feito nos Estados Unidos”, afirmou. Segundo o político, o plano é expandir a exploração das reservas de petróleo do país.
Trump confirmou outras duas promessas já feitas em outras ocasiões: não permitir a criação de uma CBDC (Central Bank Digital Currency) e de comutar a pena de Ross Ulbricht, criador do mercado clandestino online Silk Road e que ficou famoso na comunidade BTC por usar a criptomoeda como meio de pagamento.
Sobre seu primeiro dia de volta na Casa Branca, caso ocorra, Trump diz que irá demitir Gary Gensler, o chefe da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). O candidato reforçou diversas vezes que a SEC é extremamente contra cripto e que isso irá mudar em uma eventual nova administração sua.
“O Bitcoin não ameaça o dólar. É o comportamento do governo que ameaça o dólar”, disse.
- Quer investir em criptomoedas selecionadas por especialistas de forma 100% automatizada? Conheça a Cesta Inteligente! Você escolhe o portfólio que faz sentido para você, o valor que quer investir e o MB faz as negociações.