Moeda da solana (SOL)
Shutterstock

Nesta quinta-feira (27), a gestora VanEck apresentou uma declaração de registro S-1 para o seu “VanEck Solana Trust”, o que representa a primeira tentativa pública de lançar um ETF de Solana (SOL) à vista nos Estados Unidos.

O efeito disso foi uma valorização imediata de 7,2% no preço da Solana, negociada nesta manhã a US$ 149,22, segundo dados do CoinGecko.

Publicidade

O prospecto afirma que o produto será um “fundo negociado em bolsa” projetado para “refletir o desempenho do preço de Solana” apoiando as ações do fundo diretamente com tokens SOL. A VanEck pretende listar o ETF na Cboe BZX Exchange.

“Nem o fundo nem o patrocinador… se envolverão em qualquer ação onde qualquer parte do SOL do fundo seja usada para ganhar recompensas de staking, para ganhar SOL adicional ou para gerar renda ou outros ganhos,” esclareceu a declaração.

O pedido vem após a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) aprovar no mês passado as aplicações 19b-4 de bolsas nacionais permitindo que elas listem ETFs de Ethereum à vista em suas plataformas. As declarações S-1 para esses ETFs de Ethereum ainda não foram aprovadas, embora os comentários da agência e análises de especialistas sugiram que eles possam ser lançados até a próxima semana.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes