Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance
Changpeng “CZ” Zhao, CEO da Binance (Foto: Piaras Ó Mídheach/Web Summit)

Durante anos, o economista Nouriel Roubini foi um dos críticos mais declarados das criptomoedas: ele chamou o Bitcoin de “shitcoin”, ridicularizou o Ethereum como uma moeda que vale menos do que nada e até mesmo descartou a tecnologia blockchain como um todo como “não melhor do que uma planilha”.

Agora, em uma curiosa reviravolta, Roubini está lançando sua própria criptomoeda — e o cofundador e CEO da Binance, Changpeng Zhao, não gostou disso. 

Publicidade

“Algumas pessoas são sem vergonha”, escreveu Zhao, que também atende pelo nome de CZ, no X esta semana a respeito de Roubini.

Zhao, a pessoa mais rica do setor de criptomoedas, aparentemente não concordou apenas com a mudança de posição de Roubini em relação aos criptoativos em geral, mas também em relação à Binance, especificamente.

No final do ano passado, logo após o colapso da FTX, Roubini — cuja perspectiva constantemente terrível sobre os mercados financeiros lhe rendeu o apelido de “Dr. Doom” — atacou Zhao repetidamente no palco em um evento ao vivo da CNBC em Abu Dhabi, rotulando o empresário cripto como uma “bomba-relógio ambulante”.

“Há sete Cs no mercado cripto”, disse Roubini na época. “Ocultos, corruptos, trapaceiros, criminosos, golpistas, vendedores de ilusões e, por fim, CZ.”

Publicidade

Apenas alguns meses depois, o novo empreendimento de criptomoedas de Roubini, Atlas Capital, divulgou a experiência de um dos membros de sua equipe de liderança na Binance como prova da boa-fé da nova empresa.

“Depois de atacar publicamente a Binance no palco há um ano, [Roubini] agora emite um token e coloca o logotipo da Binance em seu site SEM permissão”, Zhao disparou no X, antes de adicionar emojis de palhaço, encolher de ombros e chorar de rir.

Desde que Zhao publicou o primeiro tweet, a Atlas Capital removeu os logotipos de todas as empresas externas de sua página “Equipe”, incluindo a Binance.

No entanto, seu site ainda proclama que a empresa se beneficia da “profunda experiência” de ex-funcionários da Binance, incluindo o vice-presidente sênior de produtos, Mayur Kamat, que anteriormente atuou como chefe global de produtos sob o comando de Zhao na Binance.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.