Imagem da matéria: SEC está de olho nos produtos de alto rendimento com bitcoin e ethereum da BlockFi
Foto: Shutterstock

As contas-poupança de alto rendimento com criptomoedas da BlockFi estão enfrentando ainda mais pressão de reguladores nos EUA e, agora, a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (ou SEC, na sigla em inglês) também está investigando a empresa, de acordo com a Bloomberg.

A empresa cripto com sede em Nova Jersey permite que usuários tomem e concedam empréstimos com uma ampla variedade de criptomoedas, como bitcoin (BTC) e ether (ETH), bem como stablecoins, como USD Coin (USDC) e tether (USDT).

Publicidade

Além disso, a taxa de retorno sobre criptomoedas lastreadas em dólar ultrapassa bastante a oferecida por bancos.

Atualmente, usuários podem ganhar 9,5% por suas alocações em tether, por exemplo. Depósitos em bitcoin geram retornos a uma taxa de juros de 4,5%.

BlockFi oferece taxas variáveis de juros para diversas criptomoedas populares (Imagem: BlockFi)

Agora, a SEC está analisando se essas contas de geração de rendimentos, chamadas de “BlockFi Interest Accounts” ou “BIAs”, são valores mobiliários. Se a comissão determinar que BIAs são de fato valores mobiliários, então a BlockFi estaria operando sem registrar esses produtos na SEC.

Nos últimos meses, reguladores financeiros nos estados americanos no Texas, Alabama, New Jersey, Kentucky e Vermont tiveram preocupações bem similares sobre os produtos da BlockFi.

Reguladores em Nova Jersey, por exemplo, exigiram que a BlockFi parasse de oferecer seus produtos a residentes do estado.

Empréstimos cripto viram alvo da SEC

Esta não é a primeira vez que a SEC tomou o setor de concessão e tomada de empréstimos como alvo.

Publicidade

Em setembro, a SEC ameaçou processar a Coinbase, de acordo com o CEO Brian Armstrong, se a empresa avançasse com seu produto Lend.

Assim como BIAs da BlockFi, Lend permitiria que usuários ganhassem juros de 4% sobre sua alocação de USDC. Em seguida, a empresa com sede em São Francisco desistiu de lançar o produto.

Enquanto isso, Celsius, uma empresa que também oferece juros sobre alocações em cripto, também está enfrentando repressão regulatória em muitos dos mesmos estados que têm a BlockFi como alvo.

Porém, empresas centralizadas não são o único objetivo da SEC. Gary Gensler, presidente da comissão, também direcionou sua atenção ao crescente setor de Finanças Descentralizadas (ou DeFi).

Publicidade

Muitos dos projetos descentralizados, como Aave e Compound, também oferecem instrumentos de geração de rendimentos não se diferenciam dos serviços da BlockFi e da Celsius.

Para tal, Gensler disse que “plataformas de Finanças Descentralizadas não apenas envolvem leis de valores mobiliários, como algumas plataformas também envolvem as leis de commodities e bancárias”.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Sheik das criptomoedas Francisley Valdevino

Ex-Corinthians, Jucilei perdeu R$ 45 milhões na pirâmide do ‘Sheik das Criptomoedas’

“CEO” da empresa que enganou o ex-jogador é na verdade um ator uruguaio contratado por Francisley Valdevino, o Sheik, revelou o Fantástico
Neymar com a camisa da seleção

Hackers invadem Twitter de Neymar para divulgar memecoin da Solana

Várias contas de marcas e celebridades foram sequestradas para promover um token chamado HACKED — mas o esquema não deu muito certo
moedas de bitcoin e letras ETF

Banco mais antigo dos EUA quer oferecer custódia de Bitcoin para ETFs

O BNY Mellon estuda desde 2022 uma técnica para criar uma infraestrutura de custódia de criptomoedas
Imagem da matéria: Bitcoin pode se beneficiar de possível corte de juros nos EUA nesta quarta, dizem analistas

Bitcoin pode se beneficiar de possível corte de juros nos EUA nesta quarta, dizem analistas

Analistas dão como certo o corte de juros nos EUA, mas divergem quanto à sua magnitude e aos impactos no preço do Bitcoin e no mercado de criptomoedas