Imagem da matéria: Samy Dana admite pela primeira vez que errou sobre o Bitcoin; veja vídeo
Samy Dana durante o programa que admitiu o erro (Foto: Reprodução\Youtube(

Pela primeira vez o economista Samy Dana admitiu ter errado ao ter classificado o bitcoin como um bolha que iria estourar e não iria voltar a subir.

A fala foi dita na quarta-feira (20) em entrevista ao podcast “Ticaracaticast”, apresentado pelos humoristas Carioca e Bola (ambos ex-membros do programa Pânico da Jovem Pan) no Youtube. Foi mesmo dia em que o ativo bateu o recorde histórico de preço.

Publicidade

“Teve uma bolha, eu achava que não ia subir depois e subiu. Errei”, disse Dana, ao responder pergunta feita por um espectador.

Antes de admitir que errou, o economista disse que tem investimentos em criptomoedas e que o fato de falar em veículos de massa como a TV Globo o impede de recomendar investimento em algo que “oscila muito”.

“Quando você está em um veículo de massa, você não vai dar informação para ir para algo arriscado, porque você tem pessoas que não entendem direito o risco. Então você não vai falar: bota em criptomoeda”, afirmou Dana.

Veja abaixo a fala de Samy Dana (a análise do bitcoin começa no 34º minuto do vídeo):

Quebra do silêncio

Esse talvez seja o aceno mais forte que o popular economista faz ao bitcoin. Samy Dana é um tradicional crítico do ativo, mas passou a calar sobre o assunto nos últimos meses, desde que o bitcoin passou a subir com força.

Publicidade

Em setembro, voltou a falar sobre o tema em um artigo publicado no site da Jovem Pan. Dana tratou sobre a adoção da criptomoeda como moeda de curso legal por El Salvador e suas consequências, e deu sua opinião com a seguinte premissa: “Depois de adotar o Bitcoin, El Salvador vive o caos”.

No texto, Dana faz um resumo sobre o assunto, citando os problemas enfrentados acerca do aplicativo Chivo, carteira de BTC oficial lançada pelo governo salvadorenho; e também da queda de 15% na cotação da criptomoeda no dia de sua adoção oficial pelo país da América Central.

Samy Dana e Bitcoin

Dana é um crítico de longa data do maior ativo virtual do mundo e ocasionalmente sai de cena quando o assunto é a valorização do Bitcoin. Quando o momento do mercado lhe permite, ele tacha a criptomoeda de ‘bolha’, como no fim de 2018: “O Bitcoin não foi a primeira e nem será a última bolha”, disse ele na ocasião em que o mercado cripto desabava.

Em 2019, por exemplo, sobre investimentos em bitcoin, uma frase dele ganhou destaque nos noticiários quando disse que se uma pessoa possui estômago e estudo o suficiente para afirmar “isso vai subir”, então pode ser uma aposta.

Publicidade

Mais recentemente, em março deste ano, Dana e o apresentador Dony De Nuccio fizeram um programa explicando os prós e contras dos investimentos no mercado de criptomoedas. Na época, MicroStrategy, Tesla e Square já estavam apostando suas primeiras fichas no Bitcoin, o que teria, segundo o economista, endossado a atenção ao bitcoin e até a outros criptoativos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin tem vários motivos para subir, mas quando o rali realmente começará?

Bitcoin tem vários motivos para subir, mas quando o rali realmente começará?

Os ciclos de alta anteriores do Bitcoin alcançaram seu auge entre outubro e março; analistas esperam um grande rompimento no 4º trimestre
Análise: Bitcoins minerados em 2009 provavelmente não são de Satoshi Nakamoto

Carteiras de Bitcoin da ‘era Satoshi’ movimentam R$ 86 milhões após 15 anos

Dados de blockchain mostram que os 250 BTCs movidos nesta sexta-feira foram recebidos como recompensa de mineração em 2009
moedas de Bitcoin, Solana e Ethereum emparelhadas - ao fundo gráfico de mercado

Semana cripto: Bitcoin salta com decisão do Fed, Trump lança projeto DeFi e Hamster Kombat entra na 2ª temporada

Foi uma semana incrivelmente movimentada em cripto, com Bitcoin e altcoins importantes em alta
Letras que formam a sigla ETF próximas a uma moeda dourada de Bitcoin (BTC)

Manhã Cripto: Bitcoin segue firme em US$ 63 mil; SEC aprova opções de ETF de BTC

A SEC aprovou uma mudança de regra que permite à Nasdaq listar e negociar opções do ETF de Bitcoin da BlackRock