Buscar no site

Rússia precisa criar stablecoin para contornar sanções, afirma oficial do governo

Membro do governo aponta que travas nos serviços da Tetther para empresas locais impõe necessidade para Rússia buscar alternativas

Imagem da matéria: Rússia precisa criar stablecoin para contornar sanções, afirma oficial do governo

Um oficial de alto escalão do governo da Rússia disse na terça-feira (15) que o país precisa considerar desenvolver uma stablecoin que tenha lastro em diversos tipos de moedas para poder fazer pagamentos internacionais. A movimentação vem após a Tether, criadora do USDT, ter congelado contas ligadas à empresas russas como parte do bloqueio econômico que o país sofre por consequência da invasão à Ucrânia. 

“A recente interrupção nos faz pensar que precisamos considerar a criação de ferramentas internas semelhantes ao USDT, possivelmente atreladas a outras moedas”, disse Osman Kabaloev, vice-chefe do departamento de política financeira, conforme aponta reportagem da Reuters

Publicidade

No dia 6 de março, a corretora de criptomoedas russa Garantex informou que a Tether bloqueou carteiras digitais em sua plataforma contendo mais de US$ 30,12 milhões (R$ 176,8 milhões), por conta de novas sanções impostas pela União Europeia.  

A agência de notícias também ressaltou que a presidente do banco central da Rússia, Elvira Nabiullina, já sinalizou que empresas russas estão testando ativamente pagamentos internacionais com criptomoedas como alternativa às sanções. Porém, Nabiullina já disse que é contra o uso de criptomoedas para pagamentos domésticos.