A empresa de soluções blockchain Ripple, emissora da criptomoeda XRP, anunciou nesta quinta-feira (4) seus planos para lançar uma stablecoin atrelada ao dólar e que será 100% apoiada por depósitos em dólares, títulos do tesouro do governo dos Estados Unidos de curto prazo e outros equivalentes de caixa.
Segundo a companhia, os ativos de reserva serão auditados por uma empresa de contabilidade terceirizada e a Ripple irá publicar relatórios mensais com os dados. Não foi divulgada uma data para lançamento, mas os planos da empresa são de que ocorra ainda em 2024.
“Este é um passo natural para a Ripple continuar a preencher a lacuna entre as finanças tradicionais e as criptomoedas”, disse Brad Garlinghouse, CEO da Ripple. “Essa mudança também é monumental para a comunidade XRP Ledger, gerando mais casos de uso, liquidez e oportunidades para desenvolvedores e usuários”, completou o executivo.
Integração ao XRP Ledger e Ethereum
Em seu lançamento, a stablecoin estará disponível nas blockchains XRP Ledger (XRPL) e Ethereum (ETH), usando a funcionalidade nativa XRPL e os padrões de token ERC20, o que permitirá que os desenvolvedores de ambas as redes integrem a stablecoin em suas aplicações.
A empresa já tem planos de expansão para blockchains adicionais e protocolos e aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi) em algum tempo.
“Emitir nossa stablecoin no XRP Ledger e no Ethereum servirá como um ponto de entrada crucial para desbloquear novas oportunidades para casos de uso institucionais e DeFi em vários ecossistemas”, explicou Monica Long, presidente da Ripple.
“As capacidades nativas do XRP Ledger, incluindo uma exchange descentralizada e um market maker automatizado, foram construídas para utilizar o XRP como ativo-ponte. Trazer uma stablecoin confiável para o XRPL impulsionará mais adoção e desenvolvimento, contribuindo para um ecossistema vibrante”, disse a executiva.
A Ripple ressaltou que usará tanto a XRP quanto a stablecoin em sua solução de pagamento para melhorar a experiência do cliente e servir como o primeiro caso de uso empresarial do ativo em escala. Além disso, já existe uma demanda dos clientes da empresa em mercados emergentes para permitir pagamentos em stablecoin.
Por fim, a companhia reforçou sua conformidade regulatória e que possui uma série de licenças em diferentes países.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo