Imagem da matéria: Ripple vai lançar sua própria stablecoin lastreada ao dólar
Shutterstock

A empresa de soluções blockchain Ripple, emissora da criptomoeda XRP, anunciou nesta quinta-feira (4) seus planos para lançar uma stablecoin atrelada ao dólar e que será 100% apoiada por depósitos em dólares, títulos do tesouro do governo dos Estados Unidos de curto prazo e outros equivalentes de caixa.

Segundo a companhia, os ativos de reserva serão auditados por uma empresa de contabilidade terceirizada e a Ripple irá publicar relatórios mensais com os dados. Não foi divulgada uma data para lançamento, mas os planos da empresa são de que ocorra ainda em 2024.

Publicidade

“Este é um passo natural para a Ripple continuar a preencher a lacuna entre as finanças tradicionais e as criptomoedas”, disse Brad Garlinghouse, CEO da Ripple. “Essa mudança também é monumental para a comunidade XRP Ledger, gerando mais casos de uso, liquidez e oportunidades para desenvolvedores e usuários”, completou o executivo.

Integração ao XRP Ledger e Ethereum

Em seu lançamento, a stablecoin estará disponível nas blockchains XRP Ledger (XRPL) e Ethereum (ETH), usando a funcionalidade nativa XRPL e os padrões de token ERC20, o que permitirá que os desenvolvedores de ambas as redes integrem a stablecoin em suas aplicações.

A empresa já tem planos de expansão para blockchains adicionais e protocolos e aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi) em algum tempo.

“Emitir nossa stablecoin no XRP Ledger e no Ethereum servirá como um ponto de entrada crucial para desbloquear novas oportunidades para casos de uso institucionais e DeFi em vários ecossistemas”, explicou Monica Long, presidente da Ripple.

Publicidade

“As capacidades nativas do XRP Ledger, incluindo uma exchange descentralizada e um market maker automatizado, foram construídas para utilizar o XRP como ativo-ponte. Trazer uma stablecoin confiável para o XRPL impulsionará mais adoção e desenvolvimento, contribuindo para um ecossistema vibrante”, disse a executiva.

A Ripple ressaltou que usará tanto a XRP quanto a stablecoin em sua solução de pagamento para melhorar a experiência do cliente e servir como o primeiro caso de uso empresarial do ativo em escala. Além disso, já existe uma demanda dos clientes da empresa em mercados emergentes para permitir pagamentos em stablecoin.

Por fim, a companhia reforçou sua conformidade regulatória e que possui uma série de licenças em diferentes países.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do Telegram, Pavel Durov posa para foto

Telegram vai compartilhar dados de usuários com autoridades após prisão de CEO

Após a prisão de Pavel Durov, a equipe do Telegram intensificou o uso de IA para limpar o app e mostrou maior receptividade às solicitações das autoridades
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Criador da FTX apela condenação e diz que juiz foi “injusto”

Sam Bankman-Fried apelou de sua condenação por fraude, alegando que não teve um julgamento justo
Imagem da matéria: Justiça rejeita processo da Consensys contra a SEC envolvendo o Ethereum

Justiça rejeita processo da Consensys contra a SEC envolvendo o Ethereum

Um juiz indeferiu a ação que a Consensys moveu contra a SEC sobre o Ethereum, devido à falta de ações “finais” relevantes por parte do órgão regulador
Imagem da matéria: Homem pega 47 anos de prisão por invadir casas para roubar Bitcoin

Homem pega 47 anos de prisão por invadir casas para roubar Bitcoin

Remy St Felix foi condenado a quase meio século de prisão após roubar proprietários de Bitcoin sob a mira de uma arma