Review do Seeker: Solana lança celular cripto mais barato e equilibrado

Celular da Solana tem hardware de bom a ótimo, além dos recursos cripto adicionais que ajudam a diferenciá-lo de um smartphone Android comum

Imagem da matéria: Review do Seeker: Solana lança celular cripto mais barato e equilibrado

solana seeker

O primeiro smartphone da Solana, o Saga de 2023, foi uma grande jogada para a Solana Labs —
e inicialmente um fracasso com os consumidores, pelo menos até um grande corte de preço e incentivos de airdrop de criptomoedas impulsionarem uma demanda repentina e esgotada meses após o lançamento.

Agora, chegou o modelo 2.0. O novo Seeker serve como uma tentativa da Solana de entregar um telefone cripto mais palatável. Custa metade do preço do Saga no lançamento, sendo vendido atualmente por US$ 500, com pré-encomendas antecipadas conseguindo por US$ 50 mais barato. Por algumas medidas, é esperado que seja menos robusto e ultra premium do que o caro Saga.

Solana Seeker (Foto: Decrypt)

Mas o Seeker atinge um ponto muito melhor a esse preço, com hardware geralmente de bom a ótimo, além dos recursos cripto adicionais que ajudam a diferenciá-lo de um telefone Android comum. Ainda é decididamente um apelo de nicho, e o estado da loja de aplicativos da Solana não parece muito diferente de 2023, com pouco para manter minha atenção além de aplicativos de negociação.

Mas os usuários da Solana não precisam arriscar tanto ao comprar o Seeker, e se o ecossistema de aplicativos móveis melhorar e/ou houver grandes airdrops pela frente, talvez se prove tão valioso quanto o Saga foi para os primeiros adotantes. Mas isso ainda é um talvez, por enquanto.

Um sólido Android

No momento em que você segurou em sua mão, ficou claro que o Solana Saga era uma besta — pesado e com sensação de caro, graças à parte traseira de cerâmica, com elementos visuais distintos.

Com metade do preço, o Seeker tomou um caminho diferente. Uma moldura de plástico e parte traseira de vidro o tornam mais intermediário em sensação do que um topo de linha, embora dificilmente seja anônimo entre os Androids graças ao recorte reflexivo “Seed Vault” na parte traseira e ao longo da lateral (que abriga o sensor de impressão digital), além de um par de logotipos da Solana.

A tela de 6,36 polegadas — embora menor do que a tela de 6,67 polegadas do Saga — é na verdade mais brilhante e visivelmente mais nítida do que sua antecessora, com o mesmo tipo de taxa de atualização dinâmica (até 120Hz) que permite uma rolagem suave. Isso é uma grande vitória.

O chip Mediatek Dimensity 7300 aqui é um passo para baixo em termos de potência bruta, no entanto, com testes de benchmark do Geekbench mostrando uma queda de 33% no desempenho multi-core e 44% na performance single-core em comparação com o chip Qualcomm Snapdragon 8+ Gen1 mais poderoso do Saga.

O que isso significa na prática? Não muito, na verdade: no uso diário, o Seeker se sente ágil e responsivo ao navegar no Android, navegar na web e usar aplicativos de rede social e vídeo. Ele não foi construído para lidar com os jogos mais brilhantes em configurações máximas, mas em termos de necessidades diárias, o Seeker não decepcionou. E a robusta bateria de 4.500mAh deve levá-lo até a hora de dormir sem precisar de um recarregamento, com o carregamento sem fio aqui como uma conveniência bem-vinda.

A qualidade da câmera foi o único elemento notavelmente decepcionante do Seeker durante meus testes, o que é típico neste ponto de preço. Durante minha semana carregando o Seeker por aí, as três câmeras traseiras — um sensor principal de 108 megapixels mais 50MP de telefoto (zoom) e 13MP de ultra-wide — me deram resultados amplamente semelhantes: fotos bastante boas quando havia muita luz natural e fotos rotineiramente ásperas e borradas em baixa luz.

O Solana Saga foi em grande parte concebido durante uma corrida de touros e acabou lançado após o SOL ter desabado em valor. Enquanto isso, o Seeker foi criado após esse colapso, embora tenha sido lançado depois que o ecossistema da Solana fez um monumental retorno.

Faz sentido que o Seeker seja um dispositivo mais ponderado com um preço inicial muito mais razoável — e deixando de lado as queixas da câmera, ele fez tudo que eu precisava como um smartphone.

Espaço para crescer

Como o Saga, o Solana Seeker é projetado desde o início para ser uma carteira cripto segura graças ao Seed Vault, que armazena suas chaves privadas e protege as transações por meio de sua aprovação por impressão digital.

A carteira nativa Seed Vault, alimentada pela Solflare, é fácil de usar, com um duplo toque no botão lateral e um escaneamento de impressão digital usado para autorizar movimentos. Phantom e outras carteiras também podem ser adicionadas via Solana Dapp Store. E o Seeker ID, que lhe dá um nome de carteira .skr em inglês claro (ou “passaporte digital”) para enviar e receber cripto, é um toque amigável ao usuário que pode se tornar mais útil com o tempo.

O Seeker está preparado para alimentar um mundo potencial de aplicativos descentralizados e on-chain… e ainda assim, a seleção da Dapp Store me dá uma sensação semelhante à que tive com o Saga em 2023. Além de aplicativos de negociação como Jupiter, Drift, Vector e Marinade.finance, havia poucos aplicativos ou jogos alimentados pela Solana que realmente chamaram minha atenção.

Se você está negociando ativamente nas trincheiras da Solana, então o Seeker pode mantê-lo no jogo onde quer que esteja. Mas se você está apostando na visão da Solana Mobile de disruptar o duopólio Google/Apple e derrubar aplicativos e serviços centralizados com alternativas comparáveis movidas a cripto, então esse futuro potencial ainda parece distante agora. A maioria dos aplicativos de que eu precisava para me comunicar e para me manter conectado e entretido ainda vinha da Play Store do Google.

Mas há promessa, e o Saga nos mostrou que ser um adotante inicial do ecossistema móvel da Solana pode render em termos de exclusivos token airdrops e acesso.

Se o Seeker pode recriar essa mágica — ou, crucialmente, expandi-la — ainda está para ser visto.

Apenas 20 mil telefones Saga foram produzidos, enquanto 150 mil Seekers já foram enviados. Um grupo maior de usuários significa melhor adoção para os desenvolvedores, mas também significa diluição e menos exclusividade para airdrops e recompensas. E ainda temos que ver como o próximo token SKR, que será distribuído tanto para usuários quanto para desenvolvedores, ajudará a impulsionar o crescimento.

Comprar um Seeker é uma aposta de que o ecossistema móvel Solana continuará a crescer nos próximos anos, e que o acesso e os incentivos para os proprietários justificarão o preço de adesão. Isso é uma aposta por enquanto, mas é muito mais acessível do que o Saga. E se você já está ativamente no mundo da Solana, então, pegar um Seeker parece algo óbvio.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!