A Rede de Inovação da ONU (UNIN), uma comunidade informal e colaborativa de inovadores ligados às Nações Unidas, conta com um grupo focado em buscar soluções que utilizem a tecnologia blockchain.
Chamada de Blockchain Group, a rede também é aberta para pessoas que não sejam funcionários da ONU e suas agências, na condição de observadores. Interessados pode solicitar adesão ao grupo por meio de formulário disponível na página da organização.
Na ficha, o candidato é questionado quanto à experiência que possui em blockchain, áreas de interesse e projetos que já tenha desenvolvido com a tecnologia. Também é possível apresentar sugestões de iniciativas
Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe a informação de que a solicitação foi enviada para análise.
A UNIN conta ainda com uma cartilha na qual dá exemplos de como a tecnologia blockchain pode ser — ou já vem sendo usada — pelos programas da organização.
Segundo a UNIN, a rede conta com cerca de 2.000 integrantes em 120 países e inclui tanto servidores de agências da ONU quanto agentes externos.
ONU e blockchain
Entre os casos concretos de utilização de blockchain pela ONU estão a distribuição de comida para campos de refugiados na Jordânia pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA). Com essa tecnologia, reduz-se o risco de subornos e fraudes por autoridades locais e aumenta a eficiência da ajuda humanitária enviada aos beneficiários.
Em dezembro de 2018, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) anunciou que faria um investimento de US$ 100 mil em startups de blockchain.
O financiamento é parte de uma ação mais ampla, que já financia 20 startups de tecnologia em países emergentes por meio do seu Fundo de Inovação.
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br