Imagem da matéria: Reclame Aqui congela reputação das empresas para ajudar a superar crise do coronavírus
Foto: Reclame Aqui/Reprodução

Tendo em vista a crise causada pelo novo coronavírus, o Reclame Aqui (RA) resolveu congelar por tempo indeterminado a aba ‘reputação’ na plataforma, segundo informações publicadas no site.

A nota de reputação das empresas é calculada de acordo com as avaliações dos consumidores. Segundo o RA, isso acontece todo dia 1° de cada mês, quando as abas de 6 e 12 meses têm seu período de cálculo alterado, adicionando o último mês vigente.

Publicidade

De acordo com o site, que é referência para empresas e consumidores para resolução de problemas, o objetivo do congelamento é proteger instituições nesse período de instabilidade. No entanto, as empresas podem optar para pedir o descongelamento, diz site. 

“Pensando nas empresas e nas dificuldades que terão em atender e também de concluir a promessa de relação de consumo com seus clientes, a reputação das empresas no Reclame AQUI pode ser impactada de forma negativa”, explicou o RA.

A ação faz parte de um pacote de medidas chamado Rede de Apoio, anunciado recentemente pelo site. O objetivo é salvaguardar as empresas, ou seja, protegê-las para que não sejam impactadas neste momento de crise.

“Como a crise se estendeu no último mês, muitas empresas podem ter tido seu atendimento impactado”, diz o Reclame Aqui.

Publicidade

O site se refere a problemas que a maioria das empresas estão enfrentando. Um deles, é a demora no atendimento.

O conteúdo de novas reclamações, escreveu, vai continuar normalmente, mas durante o período em que durar o congelamento, as publicações não serão computadas para a aba ‘reputação’.

“As reclamações seguem normalmente para as empresas. Não tem alteração na publicação da reclamação ou na resposta das empresas”, explicou o site.

Reputação no Reclame Aqui

De acordo com o site, para cálculo da avaliação é feita uma média ponderada baseada nos seguintes critérios: Índice de Resposta; Média das Avaliações (nota do consumidor); Índice de Solução; Índice de Novos Negócios (voltaria a fazer negócios?).

Publicidade

Desta forma, a equipe do RA atribui uma nota quando a empresa passa por pelo menos duas avaliações prévias, mas só entra no índice de possuir um um número igual ou superior a 10.  A empresa é categorizada como ‘Não Recomendada’ quando seu índice de respostas e inferior a 50%.

Novas regras no Reclame Aqui

Conforme as normas do Reclame Aqui, caso a publicação da reclamação ultrapasse 30 dias sem resposta da empresa, o consumidor pode fazer a sua avaliação “mesmo sem o posicionamento da reclamada”.

Essa regra mudou. Devido o cenário atual, o RA diz que agora o consumidor apenas poderá avaliar uma reclamação caso a empresa tenha respondido.

“Este processo é para garantirmos que a empresa terá o tempo necessário para buscar a solução para o seu consumidor”, explicou o site.

“Durante a pandemia, os consumidores podem avaliar a reclamação assim que a empresa publicar uma resposta. Após isso, basta acessar a opção de avaliar pelo e-mail que receber ou acessar a sua conta do Reclame AQUI”, concluiu.

Publicidade

Ainda de acordo com o RA, ao término do congelamento, antes de definir como serão avaliadas as reclamações do período, a plataforma vai avisar as empresas com antecedência de como o processo irá proceder.

Empresa pode pedir descongelamento

Embora todas as empresas inicialmente serão congeladas, caso alguma prefira que o período de sua aba seja contabilizado normalmente, é só mandar um email para o Reclame Aqui.

Contudo, conforme concluiu o site, “a empresa que optar por não participar do congelamento, fica impedida de ser congelada novamente.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM multa pirâmide cripto BlueBenx e seu fundador em R$ 1 milhão

A Bluebenx e seu dono, Roberto Cardassi, foram considerados culpados pela oferta pública de valores mobiliários sem registro
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Pirâmides financeiras continuam sendo crime mais reportado pela CVM às autoridades

Esquemas de pirâmide são crimes contra a economia popular e estelionato, previstos no artigo 171 do Código Penal
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix