Pessoa tocando tela com nome DEFI
Foto: Shutterstock

Durante a primeira edição do Criptorama, na quarta-feira (9), foram anunciados os finalistas do curso gratuito de DeFi e Web3 do Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas do Banco Central, LIFT Learning. Dos 16 projetos inscritos, cinco foram escolhidos para seguir para uma fase final, na qual investidores reconhecidos vão selecionar dois projetos que receberão bolsas do Mercado Bitcoin.

Após o fim do desenvolvimento dos projetos, que terão duração de seis meses, haverá listagem na plataforma de crowdfunding da corretora. A iniciativa é feita dentro do âmbito LIFT Learning, que é uma política pública do Banco Central, com apoio da Fenasbac e da Fundação de Amparo à Pesquisa do DF (FAPDF), que tem o objetivo de incentivar comunidades e ecossistemas de fintechs em todo o Brasil.

Publicidade

O projeto que teve a melhor nota foi um protótipo de uma exchange descentralizada (DEX) com rampas de entrada e saída para moedas fiduciárias usando o sistema Pix. Essa proposta é conduzida por Kelvin Santos (lead developer), Pedro Oliveira (Marketing), Filipe Montanaro Soccol (full stack developer).

A ideia é criar um sistema de venda descentralizada de criptomoedas por meio contratos inteligentes que irão unir de forma direta o comprador e o vendedor e definirão a quantidade em reais que será pago por meio de Pix.

O Banco Central atuaria então como o oráculo da transação: os fundos trancados no smart contract só seriam liberados para o comprador após o BC atestar que a transação foi de fato feita e registrada no sistema Pix.

Os outros projetos finalistas são:

  • Plataforma para criação de NFTs via PIX e facilitação de integração no Instagram (Gabriel Figueira, Guilherme Henriques Monteiro, Marcos Gaius, Samuel Schramm Meurer, Tiago Ferreira Cavazin).
  • Opções binárias descentralizadas por meio de blockchain (Alexandre Borges Santos Coelho).
  • Licenças de uso e controle de acesso de aplicações em software utilizando blockchains (João Paulo Ferreira Junior)
  • Propriedade compartilhada de aeronaves executivas via tokenização (Arthur Virzin)

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Vitória de Trump seria mais vantajosa para as criptomoedas, afirma CEO da Ripio

Vitória de Trump seria mais vantajosa para as criptomoedas, afirma CEO da Ripio

Sebastián Serrano argumenta que uma vitória de Trump seria mais favorável, mas que Kamala poderia dar um sinal positivo ao mercado ao demitir o presidente da SEC
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Kamala Harris promete incentivar ativos digitais em sua primeira mensagem pró-cripto

Falando a doadores em um evento de arrecadação de fundos em Nova York no domingo (22), Harris delineou sua agenda econômica, incluindo vagamente o estímulo ao crescimento das criptomoedas
Nubank escritório

Nu Asset lança NBOV11, 1º ETF do mercado indexado ao Ibovespa B3 BR+

O ETF será composto por 86 ações que compõem o Ibovespa B3 e mais 5 BDRs de empresas brasileiras listadas no exterior
Sheik das criptomoedas Francisley Valdevino

Ex-Corinthians, Jucilei perdeu R$ 45 milhões na pirâmide do ‘Sheik das Criptomoedas’

“CEO” da empresa que enganou o ex-jogador é na verdade um ator uruguaio contratado por Francisley Valdevino, o Sheik, revelou o Fantástico