Imagem da matéria: Plataforma Catálogo P2P vai encerrar as atividades; dono cria projeto para facilitar declarações à Receita Federal
Shutterstock

O proprietário da plataforma Catálogo P2P comunicou seus parceiros na tarde desta segunda-feira (17) sobre o fechamento definitivo do site, que existia desde 2018 e foi a base inicial do mercado de negociação direta de criptomoedas entre entusiastas no Brasil, mantida este tempo todo de forma voluntária e por doações.

“Venho por essa mensagem comunicar que a plataforma Catálogo P2P será descontinuada em 01/05/2023 e ficará somente com o arquivo (sem contatos e novos votos) até 31/12/2023, quando será encerrada em definitivo. Foi uma decisão muito bem pensada e não há possibilidade de a plataforma continuar ou ser adquirida. Irá simplesmente acabar!”, diz a mensagem assinada pelo dono da Catálogo P2P, que se identifica apenas como Carlinhos Mises.

Publicidade

Procurado pelo Portal do Bitcoin, Mises disse que a decisão foi tomada devido a desafios decorrentes do cenário regulatório para o mercado de criptomoedas. Um usuário da plataforma, que prefere não se identificar, diz que o site recebia muita pressão regulatória e possuía altos custos, com baixo apoio financeiro dos negociantes P2P.

Novo projeto junto à Receita Federal

O voluntário responsável pelo Catálogo também afirmou que agora deve se dedicar ao projeto IN1888 Report, com o objetivo de “facilitar o report das negociações de PF/PJ/Exchange à Receita Federal via arquivo no e-CAC”.

A IN 1888 é uma instrução normativa da Receita que regulamenta os reportes que as corretoras nacionais devem fazer ao fisco para servir de base à declaração de Imposto de Renda dos clientes.

O sistema funcionará através do preenchimento voluntário de uma planilha fornecida pela plataforma com todas as transações cripto a serem declaradas. O programa então converte para um arquivo .txt seguindo os padrões da Receita Federal que pode ser importado diretamente no e-CAC.

Publicidade

Mercado sem intermediários

Desde a criação do portal, entusiastas de criptomoedas se cadastravam no site e publicavam anúncios de compra e venda de ativos digitais, encontrando seus pares em um formato totalmente ponta-a-ponta, sem intermediários operando os valores negociados.

Cada usuário poderia então avaliar e recomendar outros usuários, desde que possuíssem uma conta verificada no Facebook — contribuindo para a formação de um ecossistema próprio baseado na boa reputação dos negociantes.

“O Catalogo foi minha primeira experiência realmente usando cripto fora de uma corretora. Foi a primeira vez que usei a rede do Bitcoin para enviar BTC para outro endereço. É uma pena que vá fechar. Ele realmente marcou minha história e eu usei muito a plataforma. Ajudou muita gente” — disse outro entusiasta que também prefere não se identificar.

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de bitcoin e letras ETF

Banco mais antigo dos EUA quer oferecer custódia de Bitcoin para ETFs

O BNY Mellon estuda desde 2022 uma técnica para criar uma infraestrutura de custódia de criptomoedas
hamster kombat como investigador

Hamster Kombat baniu milhões de contas por trapaça; veja números

A quantidade de jogadores que não indicaram uma carteira de criptomoedas para receber os tokens HMSTR também foi exorbitante
Caroline Ellison ex-CEO da Alameda Research

Caroline Ellison será presa? Ex-CEO da Alameda recebe sentença hoje

A ex-CEO da Alameda Research está sendo julgada por seu papel no colapso da FTX ao lado do ex-namorado Sam Bankman-Fried; veja o que esperar
Imagem da matéria: Como turbinar seu airdrop de Hamster Kombat antes do fim das recompensas

Como turbinar seu airdrop de Hamster Kombat antes do fim das recompensas

Faltando poucas horas do snapshot da sua conta no Hamster Kombat, veja como se preparar para garantir prêmios maiores de HMSTR no airdrop