Pena de Sam Bankman-Fried pode ser mais leve que o imaginado, diz imprensa

A valorização do mercado cripto pode ser suficiente para pagar credores da corretora FTX e aliviar pena do fundador Sam Bankman-Fried
Sam Bankman-Fried da FTX falando em vídeo

Sam Bankman-Fried no DealBook Summit de 2022 (Foto: Reprodução)

O fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, pode enfrentar uma sentença mais leve do que o esperado. Isso se deve à possibilidade de os clientes da exchange falida serem reembolsados integralmente, conforme aponta reportagem do Coindesk.

O fato novo na história é que a valorização do mercado cripto desde que a FTX faliu pode ser o suficiente para gerar dividendos o suficiente para pagar todos os clientes e credores da corretora. A massa falida da empresa ainda detém uma enorme quantidade de criptoativos.

Publicidade

A pagamento de dívidas é um ponto crucial na elaboração da pena no sistema judicial dos Estados Unidos.

Porém, as diretrizes de sentença que beneficiam réus pela restituição só se aplicam se o ato ocorrer antes da detecção do crime, e no caso de SBF, o reembolso ocorrerá após a descoberta e não por sua iniciativa.

A advogada Jordan Estes, ex-procuradora nos EUA, disse em entrevista ao Coindesk que as penas variam de 24 a 30 meses para perdas baixas e 20 anos até prisão perpétua para grandes perdas.

“Eu creio que a quantia da perda financeira dos credores seja intensamente debatida na sentença,” disse Estes. “Em particular, a defesa pode argumentar por uma quantia de perda substancialmente menor, ou até mesmo uma quantia de perda de US$ 0, se todos os clientes e credores forem ressarcidos”.

O caso da FTX

Em novembro de 2022, o que até então era uma das maiores exchanges do mundo, a FTX, entrou em uma grave crise após a suspeita de que a empresa usava ilegalmente fundos de clientes.

Publicidade

Após dias de pânico, um possível resgate pela Binance trouxe esperança ao mercado, mas no dia 9 de novembro a corretora chinesa desistia do negócio e fazia ruir de vez qualquer tentativa da FTX sobreviver. Dois dias depois, a empresa entraria com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.

Hoje, todo o grupo FTX — incluindo a empresa irmã Alameda Research — está quebrado e seu fundador, Sam Bankman-Fried, está preso e condenado em sete acusações criminais.