Imagem da matéria: Paraguai terá nova mineradora de Bitcoin que vai usar energia de Itaipu
Foto: Shutterstock

Bitfarms, gigante canadense de mineração de Bitcoin, anunciou nesta quarta-feira (19) a expansão de suas operações de mineração no Paraguai, país da América Latina que atrai mineradores pelo baixo custo de energia elétrica.

A mineradora informou em nota que adquiriu dois contratos de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) no Paraguai que renderão até 150 megawatts (MW) de energia hidrelétrica ecológica, que serão usadas para a mineração da criptomoeda líder do mercado.

Publicidade

Segundo a Bitforms, até 100 MW virão de Yguazu, um novo local próximo à barragem de Itaipu, a terceira maior hidrelétrica do mundo que fica na divisa do Brasil com o Paraguai. Os 50 MW restantes virão de Villarrica, próximo às operações já existentes da Bitfarms no Paraguai.

O CEO da Bitfarms, Geoff Morphy, disse em nota que a empresa está buscando aumentar suas operações à medida que se aproxima do halving do Bitcoin — atualização programada para cortar a emissão de BTC pela metade, prevista para acontecer na metade de 2024.

“À medida que nos aproximamos do próximo halving, estamos alavancando nossa experiência em design de fazendas e aproveitando nossa experiência operacional para ampliar nossa presença geográfica e otimizar recursos globais de energia subutilizados”, disse Morphy.

De olho no Paraguai

O executivo aponta que o Paraguai tem acesso a uma “abundância de energia renovável excedente que garantem contratos de energia sustentável valiosos”, e ampliam a posição da Bitfarms em um país “rico em recursos”.

Publicidade

A construção da nova operação em Villarrica está programada para começar no terceiro trimestre de 2023, e vai constituir na criação de uma subestação seguida por uma segunda instalação de mineração. 

Já em Yguazu, a Bitfarms vai desenvolver uma nova fazenda de mineração com capacidade de gerar até 100 MW. O cronograma desse empreendimento ainda está sendo definido. 

Na estimativa da Bitfarms, a energia hidrelétrica em ambos os locais será fornecida a um custo contratado de aproximadamente 3,9 centavos de dólar por kWh, antes do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), e não está sujeita a ajustes inflacionários anuais.

VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin e ethereum em grafico vermelho de queda

Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum caem após ataque contra Trump e antes de decisão de juros nos EUA

“Todos os olhos agora se voltam para a decisão da taxa de juros do Fed”, disse um analista sobre o que esperar do Bitcoin e Ethereum
Imagem da matéria: Novo celular da Solana promete mais por menos e já atrai grande demanda

Novo celular da Solana promete mais por menos e já atrai grande demanda

O recém-revelado Solana Seeker traz várias melhorias em relação ao smartphone Saga – por menos da metade do preço
CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, é fotografado

CEO do JPMorgan se gaba de banco ser um dos maiores usuários “reais” de blockchain

Jamie Dimon disse que seu banco é um dos “maiores” usuários do blockchain, mas ele ainda odeia o Bitcoin
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin flerta com US$ 60 mil em dia de decisão de juros nos EUA

Manhã Cripto: Bitcoin flerta com US$ 60 mil em dia de decisão de juros nos EUA

Criptomoedas podem enfrentar volatilidade nesta tarde, com a expectativa de que o Fed corte a taxa de juros dos EUA pela primeira vez em anos