Nem a decisão do banco central dos EUA de reduzir a taxa de juros, nem os comentários comedidos do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, após o anúncio, movimentaram muito o Bitcoin na quarta-feira, ainda que ele tenha subido um pouco nesta quinta.
Mas analistas com quem o Decrypt conversou estão amplamente otimistas de que o preço do ativo ganhará terreno ao longo do restante do ano.
A ênfase de Powell em um mercado de trabalho em declínio e preocupações mais amplas provavelmente resultará em cortes adicionais nas taxas de juros, elevando o Bitcoin e outras criptomoedas, disseram eles. Eles também destacaram outros fatores, incluindo o crescimento das tesourarias de criptomoedas, como um ponto positivo.
“Powell enquadrou a decisão como um ‘corte de gestão de risco’ e observou que não houve grande impulso para uma variação de 50 pontos-base, mesmo com a declaração sinalizando desaceleração na criação de empregos e inflação ainda elevada”, disse Ira Auerbach, ex-chefe de ativos digitais da Nasdaq e atual chefe da Offchain Labs, ao Decrypt. “A declaração e as projeções do FOMC traçam um caminho, dependente de dados, para mais cortes no futuro próximo. Condições financeiras mais flexíveis no futuro devem apoiar o ecossistema de criptomoedas.”
Na quarta-feira, o Fed reduziu a taxa básica de juros que define empréstimos overnight entre bancos comerciais para uma faixa entre 4,25% e 4,50%.
O primeiro corte deste ano ocorreu após manter as taxas inalteradas durante cinco reuniões e após meses de intensa pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, que tem se mostrado sensível a uma economia em declínio.
Mas a queda nos números de empregos, incluindo um ajuste para baixo de mais de 900.000 vagas criadas ao longo de um ano encerrado em março, levou o banco central a agir.
“Os riscos para a inflação estão inclinados para cima e os riscos para o emprego, para baixo, uma situação desafiadora quando… nossa estrutura exige que equilibremos ambos os lados do nosso duplo mandato. Com o aumento do risco de queda para o emprego, o equilíbrio de riscos mudou de acordo”, disse Powell a repórteres, mesmo observando que “tarifas mais altas começaram a elevar os preços de algumas categorias de produtos”.
Reação do Bitcoin
12 horas após o anúncio, o Bitcoin era negociado acima de US$ 117.000, uma leve alta de menos de 1% nas últimas 24 horas, de acordo com o CoinGecko, já que os investidores já haviam contabilizado o corte da taxa.
Ações e outros ativos de risco também não se mostraram tão impressionados, com a Nasdaq, com forte presença de empresas de tecnologia, e o S&P 500 em queda. Os mercados de criptomoedas e de ações se recuperaram nos dias que antecederam o anúncio, com o Bitcoin subindo 2% na última semana.
Em um texto para o Decrypt, Gerry O’Shea, chefe de pesquisa de mercado global da gestora de criptoativos Hashdex, observou a resposta “silenciosa” do Bitcoin ao anúncio, mas escreveu que “outros fatores podem ajudar a impulsionar o Bitcoin nas próximas semanas, incluindo a demanda contínua de tesourarias corporativas e ETFs”.
“Esses fatores, juntamente com a maior confiança do mercado na probabilidade de cortes adicionais, podem ajudar a impulsionar o Bitcoin a uma nova máxima histórica nas próximas semanas”, escreveu ele.
A taxa de juros pode cair para 3,6% até o final do ano, de acordo com a projeção mediana dos dirigentes presentes na reunião, observou Powell, um nível que exigiria um grande corte em uma das duas últimas reuniões deste ano ou cortes menores separados.
Projeções medianas adicionais mostraram quedas para 3,4% até o final de 2026 e 3,1% no final de 2027.
“Como sempre, essas previsões individuais estão sujeitas à incerteza”, disse Powell. “A política não está em um curso predefinido.”
“Wall Street e Main Street estão prestes a entrar em um ciclo de desvalorização da moeda fiduciária como não se via desde 2021”, disse Stephane Ouellette, CEO do banco de investimentos FRNT Financial.
“O Bitcoin é uma alternativa clara a essa desvalorização”, escreveu ele. “Pode não acontecer de uma só vez, mas acreditamos que, à medida que os cortes nas taxas de juros continuarem, os investidores, com o tempo, alocarão mais dinheiro em Bitcoin para proteger seu poder de compra.”
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!