Buscar no site

O que é blockchain? A base das criptomoedas

Blockchain é um registro digital criptografado que registra transações de forma segura. É a base de criptomoedas como o Bitcoin e pode documentar transferências financeiras, bens ou dados

Rede de blocos ligados formando uma blockchain
Shutterstock

Blockchain é, em termos simples, um registro online de transações. Podem ser transações de dinheiro, movimentação de mercadorias e trocas de informações.

Exploraremos essa ideia mais detalhadamente e explicaremos por que ela tem tanto potencial.

O que é Blockchain?

Uma blockchain é um conjunto crescente de registros, agrupados em ‘blocos’ que são vinculados usando criptografia.

Sabemos que é uma forma de manter registros, mas existem muitas ideias inteligentes desenvolvidas com base nisso. A primeira é sobre como a blockchain mantém esses registros. A maioria das pessoas se refere a isso como ‘Tecnologia de Registro Distribuído (DLT).

Em um livro-razão distribuído, um registro de cada transação é mantido em vários lugares ao mesmo tempo. Como resultado, sempre que algo na blockchain é alterado, todos na rede são notificados sobre as alterações — e precisam concordar com elas.

Isso torna uma blockchain extremamente difícil de hackear e alterar registros, pois exigiria que alguém alterasse todos os registros ao mesmo tempo.

“Blockchain é um conjunto crescente de registros, agrupados em ‘blocos’ que são vinculados usando criptografia”.

Por que todo mundo está tão animado com Blockchain?

Há uma série de fatores-chave que tornam a blockchain interessante.

A blockchain, por sua vez, é um sistema descentralizado. Isso significa que os dados residem na rede, em vez de em um único lugar.

Por que isso é uma coisa boa?

No atual sistema centralizado, há uma série de desafios.

  • Segurança – Se esses bancos de dados centralizados forem invadidos, todos os dados podem ficar expostos de uma só vez. Temos visto isso acontecer cada vez mais recentemente.
  • Custo – Construir sistemas centralizados costuma ser caro, pois uma empresa precisa fornecer toda a capacidade digital para que um sistema funcione sem problemas.
  • Seus dados – Nesses sistemas centralizados, seus dados não são seus e geralmente são monetizados pelas redes às quais você os fornece.
  • Transparência – Como a informação é usada, por quem e para quê é uma área um tanto nebulosa hoje em dia. A internet descentralizada pode mudar isso!

Não havia nada parecido antes?

Seu banco resolve esse problema verificando em seu banco de dados centralizado se um ativo foi gasto ou utilizado mais de uma vez. A blockchain resolve isso sem a necessidade de um banco de dados centralizado.

Quem inventou a blockchain?

A ideia da blockchain tem sido discutida entre criptógrafos desde o início dos anos 90. Mas foi somente com a chegada do misterioso Satoshi Nakamoto e a criação do Bitcoin que a blockchain como o conhecemos hoje foi criada. O Bitcoin é um sistema construído em blockchain.

Leia também: Quem é Satoshi Nakamoto, o misterioso criador do Bitcoin?

“Blockchain é um registro online de transações respaldado por criptografia. Está no cerne de moedas como o Bitcoin e pode ser usado para documentar transações financeiras, a movimentação de bens ou serviços e/ou a troca de informações.”

O que torna essa tecnologia tão especial?

  • É um sistema sem confiança. Hoje, quando compramos coisas online, há uma série de atores ou pontos em que precisamos confiar. Seja um vendedor, um sistema de pagamento, um banco ou até mesmo um site. Uma blockchain não exige tanta confiança, permitindo que qualquer pessoa troque bens ou serviços sem a necessidade de terceiros.
  • Chega de intermediários. Muitas das redes atuais são controladas por intermediários ou agências que frequentemente cobram pelo fluxo de informações. Em uma blockchain não há esse controle, o que pode resultar em custos mais baixos e transações mais rápidas.
  • Transparência. Em uma blockchain pública como o Bitcoin (existem blockchains privadas), qualquer pessoa pode visualizar as transações, facilitando o rastreamento do fluxo de bens ou serviços.
  • Ninguém está no controle. Como a blockchain é um sistema descentralizado, nenhuma pessoa ou grupo pode controlar o sistema, ou seja, as coisas só podem mudar por consenso.

Para que a blockchain pode ser usada?

  • Energia – Troca de energia entre pessoas. Potencialmente entre fronteiras.
  • Cadeias de Suprimentos – Rastreie todos os tipos de remessas com total transparência. Conecte registros conforme os itens passam por diversos manipuladores.
  • Mercados de dados abertos – Grandes plataformas de código aberto para troca anônima de big data. Os dados são frequentemente descritos como a alma dos negócios na internet.
  • Governos – A tecnologia Blockchain pode ser usada para aumentar a velocidade e a visibilidade no setor público.
  • Auditoria e regulamentação – Embora normalmente não seja implementada, a tecnologia blockchain pode ser configurada para servir de espelho para transações públicas, tornando as funções regulatórias significativamente mais rápidas e fáceis.
  • Seguros – Torne os seguros mais transparentes, com condições definidas para pagamentos.
  • Internet das Coisas (IoT) – Conectando dispositivos inteligentes à economia compartilhada.

Leia também: O casamento da Internet das Coisas com a tecnologia blockchain

O Futuro

A blockchain começou com o Bitcoin, mas não há limites para onde essa tecnologia pode chegar no futuro. Projetos como Ethereum, Solana e Ripple adotaram os princípios da blockchain e os levaram a novas direções. Mas isso é só o começo.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.