Imagem da matéria: Nova Frente Parlamentar de Blockchain terá a missão de criar leis e atrair investimentos, diz deputado
Blockchain será tema de trabalho de uma Frente Parlamentar (Foto: Shutterstock)

A Frente Parlamentar de Blockchain e Inovação (FPBI) está muito próxima de se tornar realidade. O deputado Caio Vianna (PSD/RJ) conseguiu assinaturas de 200 deputados, o que já supera o mínimo necessário de 198 assinaturas — um terço dos deputados. Para ser oficializada, a Frente Parlamentar agora aguarda o despacho do Presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL).

Em entrevista ao Portal do Bitcoin, Vianna explicou que a missão do projeto é fomentar a inovação e o setor tecnológico no Brasil. De um ponto de vista mais prático, a ambição é criar e aprovar leis. 

Publicidade

“A elaboração de leis que encorajem e normatizem a aplicação da blockchain em diferentes áreas é uma de nossas prioridades, mas também nos empenhamos em atrair investimentos, sejam eles da esfera pública ou privada”, disse. 

Um dos desafios será levar o tema da blockchain para deputados que não tem nenhuma familiaridade com o assunto. Sobre isso, Vianna diz que a Frente “está comprometida em abordar este tópico de forma consistente e didática realizando diversos debates para esclarecer e aprofundar o entendimento sobre o assunto”. 

Segundo o deputado, serão feitas audiências para tratar de blockchain, tokenização, universo digital, Web3, inteligência artificial e muito mais. Caio Vianna será o presidente da Frente Parlamentar, com coordenações específicas dentro do grupo ficando sob liderança de outros deputados. 

VOCÊ PODE GOSTAR
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM multa pirâmide cripto BlueBenx e seu fundador em R$ 1 milhão

A Bluebenx e seu dono, Roberto Cardassi, foram considerados culpados pela oferta pública de valores mobiliários sem registro
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Pirâmides financeiras continuam sendo crime mais reportado pela CVM às autoridades

Esquemas de pirâmide são crimes contra a economia popular e estelionato, previstos no artigo 171 do Código Penal
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador