CEO da Binance CZ e ex CEO da FTX SBF posam para foto -Reprodução-Twitter
Chanpeng Zhao e Sam Bankman-Fried posam para foto (Foto: Reprodução/Twitter)

O CEO da Binance, Changpeng ‘CZ‘ Zhao, entrou em confronto nesta sexta-feira (9) no Twitter com Sam Bankman-Fried, o fundador da falida corretora de criptomoedas FTX.

Na discussão, o diretor da Binance disse que “ninguém ganhou” em resposta à alegação de Bankman-Fried de que CZ era um mentiroso e se beneficiou do colapso da FTX. 

Publicidade

Esta é a segunda vez nesta semana que o CEO da maior corretora de criptomoedas do mundo discute com SBF no Twitter.

Na terça-feira, CZ chamou o ex-CEO da FTX de “mestre da manipulação” e de “um dos maiores fraudadores da história”.

Hoje, relembrando a relação de investimento que a Binance e a FTX tinham (que terminou em 2021), SBF escreveu: “Você ameaçou desistir no último minuto se não injetássemos US$ 75 milhões extras.” 

“Fizemos isso de qualquer maneira porque isso nos deixou mais confiantes de que não queríamos a Binance em nosso portfólio de capitalização. Mas, novamente, nada disso é necessário. Você ganhou. Por que você está mentindo sobre isso agora?”, perguntou SBF.

Publicidade

CZ respondeu: “Ninguém ganhou”. Ele disse que a Binance desistiu de seu investimento em 2021 porque estava “cada vez mais desconfortável” com o relacionamento da Alameda Research, uma mesa de operações também fundada por SBF. CZ afirmou que “Sam estava tão desequilibrado” quando eles desistiram e “ameaçaram” fazê-los pagar.

CZ também acusou SBF de usar sua rede de diversos investimentos “para manipular a opinião pública, inclusive atacando a mim e a outros no setor cripto”.

A FTX faliu no mês passado depois de supostamente usar dinheiro de clientes para fazer apostas arriscadas por meio da Alameda Research. Embora SBF tenha fundado a Alameda em 2019, ele afirma que se afastou das operações do dia a dia em 2021.

Após o colapso do token FTT da FTX e uma corrida bancária na corretora, a empresa foi forçada a admitir que não possuía reservas de ativos de clientes de um para um. Isso causou o congelamento dos saques e o subsequente pedido de recuperação judicial nos EUA.

Publicidade

O Departamento de Justiça dos EUA, a SEC e a CFTC estão investigando o colapso da FTX — mas nenhuma acusação criminal foi apresentada e um tribunal ainda não determinou se SBF era de fato um fraudador, como afirma CZ.

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Participe da comunidade de WEB3 que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os maiores especialistas do país.

VOCÊ PODE GOSTAR
donald trump

Trump lança projeto cripto World Liberty Financial; veja detalhes

O projeto planeja vender a maior parte de seus tokens WLFI, mais de 63%, para investidores credenciados nos Estados Unidos
ilustração mostra vários gráficos DeFi

Mercados DeFi podem se recuperar com corte de juros pelo Fed, diz Bernstein

Para os analistas da empresa de pesquisa, os rendimentos das finanças descentralizadas podem se recuperar com corte de pelo menos 25 pontos percentuais
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Kamala Harris promete incentivar ativos digitais em sua primeira mensagem pró-cripto

Falando a doadores em um evento de arrecadação de fundos em Nova York no domingo (22), Harris delineou sua agenda econômica, incluindo vagamente o estímulo ao crescimento das criptomoedas
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs absorvem quase cinco vezes a oferta diária de Bitcoin; entenda

Apenas no dia 24 de setembro, os ETFs de Bitcoin tiveram entradas equivalentes a 2.132 BTC