Pronta para dar o próximo passo no metaverso, a Nike anunciou que adquiriu RTFKT Studios, um estúdio de arte digital com foco em tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês) e colecionáveis de tênis usando o blockchain Ethereum.
“Estamos adquirindo uma equipe muito talentosa de criadores com uma marca autêntica e conectada”, afirmou John Donahoe, presidente e CEO da Nike, em um comunicado de imprensa.
“Nosso plano é investir na marca RTFKT, atuar e fomentar sua comunidade inovadora e criativa e estender a presença digital e os recursos da Nike.”
Essa aquisição faz a Nike avançar mais firmemente nas marcas desenvolvidas em blockchain e no metaverso, uma versão da internet que irá unir realidades virtual e aumentada com computação tradicional.
Em novembro, a empresa por trás do “Just Do it” lançou NIKELAND, em colaboração com Roblox, para criar um mundo imersivo 3D.
No mesmo mês, a Nike enviou quatro solicitações para registrar marcas comerciais de bens virtuais ao Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (ou USTPO).
Mas a Nike não será a única marca de tênis e vestuário no metaverso. Este mês, Adidas anunciou ter adquirido um NFT Bored Ape Yacht Club por 46 ETH ou acima de US$ 156 mil na época. Adidas está colaborando com Yuga Labs, criadores do Bored Ape, e outros para entrar no metaverso.
“Quando começamos, nos divertíamos criando tênis inspirados por videogames e criando conteúdos ‘dahoras’ e sempre tentando inovar”, afirmou Chris Le, cofundador do RTFKT. “A Nike sempre foi nossa inspiração. Esse é o começo de um novo capítulo na história da RTFKT.”
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.