Imagem da matéria: MPF abre seleção de artigos sobre criptomoedas; veja como participar
Foto: Shutterstock

O Ministério Público Federal (MPF) vai receber até a última quarta-feira (26) deste mês de julho inscrições de artigos científicos sobre aspectos jurídico-penais relacionados aos criptoativos.

Autores dos textos selecionados estarão automaticamente convidados a palestrar por 20 minutos em evento online, a ser organizado pela Câmara Criminal do MPF (2CCR), também responsável pela seleção.

Publicidade

O objetivo da iniciativa é formar uma coletânea de textos sobre o tema das criptomoedas no aspecto jurídico para serem publicados no portal do MPF. A seleção é direcionada ao público interno e externo, ou seja, podem participar membros e servidores do órgão, estudantes, pesquisadores, operadores do Direito e interessados na temática de forma geral.

Conforme comunicado, serão aceitos textos inéditos, não inéditos (porém atualizados), adaptações de monografias e resumos de dissertações ou teses. Na seleção dos artigos científicos, serão observados critérios de relevância institucional (enfoques relevantes ao MPF), consistência e rigor científicos, atualização temática e bibliográfica e contribuição para o campo de conhecimento.

O procurador da República Tiago Misael de Jesus Martins, coordenador da publicação, afirma que a discussão acadêmica sobre os impactos dos criptoativos no Direito e, especificamente, no âmbito das investigações criminais, é assunto de interesse em todo o mundo.

Para ele, ao organizar uma coletânea de artigos sobre o tema, o MPF contribui para a disseminação do conhecimento e ampliação desse debate.

Publicidade

Em maio deste ano, o Ministério Público Federal já havia realizado ação semelhante

Para participar, os textos devem ser enviados para o e-mail [email protected]. Os requisitos mínimos para submeter um artigo científico estão descritos no site oficial do MPF, e os resultados serão divulgados em até dois meses após o prazo limite das inscrições.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Pirâmides financeiras continuam sendo crime mais reportado pela CVM às autoridades

Esquemas de pirâmide são crimes contra a economia popular e estelionato, previstos no artigo 171 do Código Penal
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM multa pirâmide cripto BlueBenx e seu fundador em R$ 1 milhão

A Bluebenx e seu dono, Roberto Cardassi, foram considerados culpados pela oferta pública de valores mobiliários sem registro
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix