Imagem da matéria: Mercado Bitcoin sofre ataque de fake news via Whatsapp e Telegram
(Foto: Pixabay)

Uma das principais exchanges do Brasil, a Mercado Bitcoin, vem sofrendo nesta quarta-feira (10) um estranho ataque pelas redes sociais, Whatsapp e Telegram. Não é de um hacker nem um tipo de golpe, mas sim a difusão de uma notícia falsa sobre a corretora.

A imagem mostra o que seria um email que parece ser geral, mas endereçado a um certo David, no qual o leitor é informado que a corretora ficará suspensa “por tempo indeterminado por ordem judicial”.

Publicidade

Pede também que todos os clientes retiram seus fundos da empresa pois em 48 horas ocorrerá o bloqueio. “Apos esse prazo nao nos responsabilizamos por qualquer transtorno”, diz encerra o texto, assim mesmo, sem acento e til.

Print que está circulando nas redes sociais

Não foi possível identificar ninguém que tenha recebido o email. A prática mais comum deste tipo de mensagem seria a de phishing. Ou seja usar os links internos para roubar as criptomoedas de quem recebeu o email.

Tudo indica, portanto, que a mensagem é um tipo de ataque de fake news cujo objetivo é estimular as pessoas a sacarem o que possuem da Mercado Bitcoin.

Em nota, a empresa disse que o print era “grotescamente falso”.

Leia a nota do Mercado Bitcoin sobre o caso

O Mercado Bitcoin informa que o print que tem circulado em algumas redes sociais é falso e não temos nenhuma notícia de qualquer cliente que tenha de fato recebido o suposto e-mail. Assim, não se trata sequer de tentativa de phishing, mas apenas de um print grotescamente falso sendo compartilhado sobre as operações do MB.

Publicidade

A empresa reforça que todas as operações seguem em ritmo normal. Também ressalta que toda e qualquer comunicação do MB é enviada apenas através de seus canais e e-mails oficiais. Qualquer comunicação que não seja através deles é falsa e não foi está relacionada à companhia.

VOCÊ PODE GOSTAR
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Pirâmides financeiras continuam sendo crime mais reportado pela CVM às autoridades

Esquemas de pirâmide são crimes contra a economia popular e estelionato, previstos no artigo 171 do Código Penal
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM multa pirâmide cripto BlueBenx e seu fundador em R$ 1 milhão

A Bluebenx e seu dono, Roberto Cardassi, foram considerados culpados pela oferta pública de valores mobiliários sem registro