Imagem da matéria: Memecoin assume ser golpe e mesmo assim recebe R$ 146 mil de investidores
Pepe Coin e baseada em um dos mais famosos memes da Internet (Foto: Shutterstock)

Um novo projeto cripto tem chamado atenção no mercado nos últimos dias ao se autodenominar “a primeira memecoin do mundo pré-anunciada como rug pull”. O mais curioso é que, além dos seus criadores anunciarem que seu projeto é uma fraude, tiveram muitos investidores interessados em colocar dinheiro no projeto.

Em seu marketing, a memecoin THEPLAN deixa claro: “não compre esta moeda, pois ela irá para zero”. Mas nem todo mundo ouviu o recado.

Publicidade

Na virada de quarta para quinta-feira (4) se encerrou a pré-venda dos tokens e o projeto conseguiu captar mais de 8,8 ETH — cerca de R$ 146 mil na atual cotação do ether.

Rug pull — expressão que em português pode ser definida como puxada de tapete — é um tipo de golpe em que os desenvolvedores de um projeto promovem a valorização de um ativo, captam investimentos e, em seguida, abandonam o projeto ficando com todo o dinheiro e deixando os investidores no prejuízo.

No X/Twitter, os criadores da THEPLAN seguem fazendo piadas com o fato de que o projeto é uma fraude. Logo após o encerramento da pré-venda, uma postagem afirmou que eles estavam “com as malas prontas para as Bahamas”, mas que houve um ataque hacker que drenou parte dos recursos captados.

Vale ressaltar que é difícil saber o quanto da própria brincadeira é real, uma vez que os próprios desenvolvedores podem ter injetado dinheiro no projeto para simular investimentos.

Publicidade

Apesar deste projeto ser uma piada assumida, existem muitos lançamentos de memecoins que podem parecer legítimos, mas que no fim também são golpes. O investidor precisa ter cuidado, analisar cada projeto e nunca colocar mais dinheiro do que está disposto a perder.