Logotipo do Bitcoin projetado no prédio do Banco Central Europeu com a frase "Study Bitcoin"
Logotipo do Bitcoin projetado no prédio do Banco Central Europeu com a frase “Study Bitcoin” (Foto: Reprodução)

A comunidade cripto teve na noite de quarta-feira (29) mais uma iniciativa que promove o Bitcoin. Desta vez, o alvo foi o prédio do Banco Central Europeu (BCE) – um dos símbolos da resistência do mundo financeiro tradiconal às criptomoedas -, em Frankfurt, na Alemanha. Um grupo de Bitcoiners projetou na fachado do edifício o símbolo da maior criptomoeda do mundo com os dizeres: “Estudem o Bitcoin”, no melhor estilo “Bat-Sinal”.

A notícia se espalhou rapidamente pela internet nas primeiras horas da projeção gigante, que ocupou quase a metade da estrutura de 185 metros de altura. Fotos, vídeos e comentários sobre a ação se multiplicaram, incluindo discussões sobre a regulação das criptomoedas na região.

Publicidade

Ainda não é possível confirmar os nomes dos responsáveis pela ação, mas o pseudônimo no Twitter @Bitman_bob confirma a participação, compartilhando inclusive um pedido de doações para a “próxima rodada”.

Sua foto do perfil com a imagem do super herói da DC Comics, o Batman, denota que a intenção era a mesma do “Bat-Sinal”.

Outro vídeo postado por Bitman mostra o que seria o transporte do equipamento usado para a projeção do Bitcoin. De acordo com um de seus tweets, além do prédio do BCE, o prédio do Deutsche Bank também seria ‘palco’ da ação. Para encerrar a ação, uma confraternização à luz do BTC foi realizada próxima ao local.

Recado aos reguladores europeus

Em uma publicação no LinkedIn, o colunista do site Financial Times na Alemanha, Ousmène Jacques Mandeng, que presenciou de perto a ação, relatou que “pode-se ouvir os entusiastas do Bitcoin discutindo sobre a política monetária irresponsável do BCE”.

Publicidade

Portanto, os bitcoiners conseguiram mandar uma mensagem tanto didática quanto crítica, já que a regulação do mercado de criptomoedas está em andamento na Europa. As autoridades europeias criaram uma nova estrutura regulatória para os criptoativos denominada MiCA (Markets in Crypto-Asset), que deve entrar em vigor nos próximos anos na região.

O foco do MiCa é a proteção do investidor europeu com imposição de regras para as corretoras de criptomoedas e a criação de mecanismos contra a lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.