Banco Central se reunirá hoje com Facebook para debater proibição do WhatsApp Pay
Presidente do BC, Roberto de Oliveira Campos Neto durante sabatina do Senado (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, revelou nesta terça-feira (11) durante o Emerging Tech Summit, que tem conversado com o banco central da Coreia do Sul sobre o tema Moeda Central do Banco Central (CBDC).

“Estamos na fronteira disso e há outro BC, o da Coreia do Sul, com o qual estamos trabalhando para resolver as dificuldades”, disse o presidente no evento organizado pelo Valor Capital Group que ocorre na cidade de São Paulo.

Publicidade

Durante o evento, conforme aponta reportagem do jornal Valor Econômico, Campos Neto também defendeu o modelo de moeda digital de atacado para o Drex: “Inserimos com o Drex o conceito de tokenização nos sistemas dos bancos”.

O presidente destacou algumas dificuldades que um novo sistema baseado em tokenização pode enfrentar, como o trilema das criptomoedas: segurança, escalabilidade e descentralização.

Essa parte técnica, contudo, Campos Neto afirma que já está definida, restando agora apenas o quesito “governança”, mais precisamente referente a conexão de sistemas.

“Precisa ter uma taxonomia comum”, disse Campos Neto, ao lembrar que cada país tem uma regulação diferente e sistemas tributários diversos.

Publicidade

Campos Neto confia na tecnologia que surgiu com o Bitcoin

Em resumo, o presidentne mostrou-se confiante na no futuro da tecnologia blockchain — sistema que surgiu com Bitcoin, ressaltando que “a tokenização é mais eficiente e barata, e a programabilidade pode crescer com o tempo”.

Acerca da regulamentação do setor, o presidente disse: “Uma coisa que torna a regulação mais fácil no Brasil é que estamos muito próximos da [Comissão de Valores Mobiliários] CVM.”

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes.
VOCÊ PODE GOSTAR
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM multa pirâmide cripto BlueBenx e seu fundador em R$ 1 milhão

A Bluebenx e seu dono, Roberto Cardassi, foram considerados culpados pela oferta pública de valores mobiliários sem registro
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Pirâmides financeiras continuam sendo crime mais reportado pela CVM às autoridades

Esquemas de pirâmide são crimes contra a economia popular e estelionato, previstos no artigo 171 do Código Penal
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador
Fundo azul em simulação de com traços de como funciona tecnologia blockchain

Fractal: Conheça a nova rede de escalabilidade do Bitcoin

O Fractal permanece fiel ao código da camada base do Bitcoin, permitindo que o BTC seja dimensionado enquanto compartilha sua segurança e infraestrutura