Imagem da matéria: Halving do Litecoin: ainda vale comprar?
(Foto: Shutterstock)

O que é halving?

Alguns meses atrás falamos sobre o halving (redução na emissão) do Bitcoin quando atingimos a marca de 17 milhões de moedas mineradas.

O processo de redução na emissão dos Litecoins em circulação é muito similar: ocorre a cada 840.000 blocos minerados, aproximadamente 4 anos.

Publicidade

O limite total de emissão do Litecoin é de 84 milhões de moedas e atualmente existem cerca de 62,9 milhões em circulação, ou 75% do total.

O prêmio atual que o minerador recebe pelo bloco é de 25 Litecoins e isto será reduzido em 50% a partir de 05 de agosto de 2019, no bloco 1.680.000

Qual o impacto no preço?

Repare no gráfico abaixo (preço em dólar) que antes do halving houve um pico, porém após a data não tivemos grandes emoções.

É difícil dizer o que irá acontecer em termos de preço, pois este evento só ocorreu uma única vez na história do Litecoin, em agosto de 2015.

Publicidade
(Imagem: CoinMetrics)

O que isso muda na minha vida?

Na teoria, se você não é minerador, nada é alterado. No entanto, você deve levar em conta que a maioria destes mineradores regularmente vende estas moedas que recebiam de prêmio.

Esses 15.600 Litecoins diários vão passar a ser 7.800, ou seja, reduz uma pressão vendedora. Estes mineradores precisam pagar contas de luz, manutenção e a própria compra dos equipamentos. 

Deveria subir neste período?

Embora seja positivo no aspecto de reduzir a pressão vendedora, ao mesmo tempo há uma queda no interesse dos mineradores em continuar trabalhando a moeda.

Muitos vão simplesmente trocar por outras que utilizam o mesmo algoritmo Scrypt, como Verge (XVG) ou Digibyte (DGB).

No entanto, dado que o Litecoin é muito maior do que estas competidoras em termos de mineração, devemos assumir que a maioria irá continuar.

Publicidade

Este evento já estava programado e não deve ser um ‘fator surpresa’ para ninguém. Por este motivo, não esperamos impacto em termos de preço.

Quais fatores causam alta?

Tudo resume-se à demanda. Se o total comprado por dia permanecer mais ou menos como era antes do halving, o mercado aos poucos deve se ajustar e buscar um patamar mais alto de preços.

A verdade é que Litecoin compete com diversas outras moedas como Ripple (XRP), Bitcoin Cash (BCH), Stellar (XLM), Dogecoin (DOGE) e Bitcoin Gold (BTG).

Quanto mais entregarem em termos de parceria e tecnologia, maiores chances da moeda subir.

É pra ignorar o halving?

De forma alguma. Se por algum motivo o hash power (poder de mineração) da moeda cair muito após o halving e não retomar nas semanas seguintes, trata-se de uma sinalização muito ruim.

Se os mineradores estão abandonando o barco, sinaliza que investidores de médio-longo prazo não estão acreditando no potencial da moeda.

Publicidade

Dá pra acompanhar isso diariamente no BitInfoCharts.

Sobre o autor

Marcel Pechman atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde maio de 2017 faz arbitragem e trading de criptomoedas, além de ser cofundador do site de análise de criptos RadarBTC

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Pirâmides financeiras continuam sendo crime mais reportado pela CVM às autoridades

Esquemas de pirâmide são crimes contra a economia popular e estelionato, previstos no artigo 171 do Código Penal
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM multa pirâmide cripto BlueBenx e seu fundador em R$ 1 milhão

A Bluebenx e seu dono, Roberto Cardassi, foram considerados culpados pela oferta pública de valores mobiliários sem registro