Imagem da matéria: Haddad registra plano de governo em Blockchain para combater fake news
(Foto: Divulgação)

“Tecnologia é solução no combate a adulteração de informação e corrupção”. É com essa frase que o candidato à presidência do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad anunciou o registro de seu plano de governo na Blockchain. Para isso, foi usado o serviço da OriginalMy.

O anúncio foi feito no site oficial da campanha de Fernando Haddad, por meio de um comunicado, segundo o qual o registro na Blockchain servirá para evitar que as propostas do candidato sejam “modificadas para a manipulação de eleitores”.

Publicidade

A iniciativa partiu de Vinicius Russo, voluntário da campanha de Haddad. Por email, ele disse ao Portal do Bitcoin que a ideia partiu da “necessidade de manter a autenticidade e veracidade sobre a informação da campanha”.

Russo, que foi um dos fundadores do Blockchain Center SP e atualmente presta consultorias de inovação para o governo com foco em criptomoedas e interfaces de conversação, afirmou:

“Está havendo um forte movimento opositor de falsificação de informação para manipulação de eleitores. A Blockchain surgiu para a campanha como mais um recurso para combater este fenômeno”.

“As teorias criadas pela rede de desinformação”, conforme relata o comunicado não têm sido desmentidas com a mesma velocidade que elas têm sido propagadas, apesar de todos os “esforços da imprensa e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”.

Publicidade

A saída, então, foi registrar o plano de governo na Blockchain, a qual é reconhecida pela equipe da campanha do candidato petista como uma solução para “governos transparentes”. A razão de se usar a Blockchain é pelo fato de se tratar de “uma tecnologia inovadora e incorruptível de registros distribuídos por computadores pelo mundo todo”.

Haddad registrado

A startup Originalmy foi a empresa que validou o registro do plano de governo. Essa companhia é a mesma em que foi registrada pela primeira vez a certidão de nascimento de uma criança e de um casamento na Blockchain.

Assim como ocorreu nos casos das certidões de nascimento da Maria Julia, o registro do plano de governo de Haddad foi também validado na Blockchain do Decred.

Conforme Edilson Osório, CEO da startup, o representante da campanha entrou em contato para pedir um auxílio no uso da tecnologia. “Ensinei a eles como eu faço com todo mundo. Mas é importante lembrar que a empresa é neutra. A tecnologia é agnóstica”.

Publicidade

Blockchain nas eleições

Não é novidade que a tecnologia que está por trás das criptomoedas tem atraído os políticos brasileiros. Depois de Marina Silva (REDE), Guilherme Boulos (PSOL) e Ciro Gomes (PDT) fazerem suas respectivas campanhas de doação por meio da Blockchain, eis que chegou a vez do candidato do PT a ter como aliada de campanha.

Nesse segundo turno, a briga ficou acirrada. Após o escândalo do uso de Fake News propagadas pelas redes sociais, em grande parte pelo WhatsApp, o candidato Fernando Haddad resolveu registrar suas propostas de governo na Blockchain.

Vale mencionar que não é apenas Haddad  que está utilizando a chamada tecnologia disruptiva, mas também seu adversário, Jair Bolsonaro. O candidato que concorre à presidência da República pelo PSL (Partido Social Liberal) indicou um perito em Blockchain para acompanhar a auditoria de urnas eletrônicas realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O engenheiro em Blockchain e perito em informática, Paulo Fagundes classificou as urnas como algo suscetível à fraude. O fato, entretanto, é que apesar disso ainda não houve qualquer fraude até então.


Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix
Fundo azul em simulação de com traços de como funciona tecnologia blockchain

Fractal: Conheça a nova rede de escalabilidade do Bitcoin

O Fractal permanece fiel ao código da camada base do Bitcoin, permitindo que o BTC seja dimensionado enquanto compartilha sua segurança e infraestrutura
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM multa pirâmide cripto BlueBenx e seu fundador em R$ 1 milhão

A Bluebenx e seu dono, Roberto Cardassi, foram considerados culpados pela oferta pública de valores mobiliários sem registro
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador