Imagem da matéria: Governo do Irã persegue mineradores de bitcoin por causa de apagões
Foto: Shutterstock

O governo do Irã afirmou que o país tem sofrido apagões de energia por causa da mineração de bitcoin e altcoins. A informação foi publicada pela Bloomberg na semana passada. O jornal The Washington Post divulgou uma reportagem sobre o caso na noite de sábado (15).

Na quarta-feira (13), segundo o The Washington Post, a empresa estatal de eletricidade do Irã, a Tavanir, fechou uma fazenda de mineração controlada por chineses e iranianos. O governo, segundo a reportagem, está investigando outras fazendas.

Publicidade

Já a Bloomberg informou, com base em notícias publicadas pela agência de notícias do Irã, que cerca de 6.000 máquinas de mineração foram recentemente confiscadas no país.

Problema é antigo

Especialista em criptomoedas ouvido pela reportagem do Washington Post disse que o país tem um sistema elétrico falho e que a falta de energia é um problema antigo.

“Os mineradores não têm nada a ver com os apagões. A mineração é uma porcentagem muito pequena da capacidade geral de eletricidade no Irã”, disse Ziya Sadr, pesquisador de criptomoedas, ao jornal.

“É um fato conhecido a má gestão e a situação terrível da rede elétrica no Irã. Os equipamentos desatualizados das usinas de energia no Irã não podem suportar a rede.”

Publicidade

Indústria de mineração de criptomoedas floresce no país

O Irã tem atraído fazendeiros de criptomoedas por causa do preço baixo de sua eletricidade, informou o especialista em moedas digitais, Ali Beikverdi, ao The Washington Post.

“Qualquer país que tenha eletricidade barata e uma vasta área seria um lugar perfeito para a mineração de bitcoin”, disse ele. “Na Coreia, não seria lucrativo porque eu teria que gastar muito dinheiro com eletricidade”, complementou.

Empresários e investidores também têm migrado para o setor de criptomoedas por causa das sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irã, que ficou isolado das instituições financeiras globais tradicionais.

Governo tenta controlar mineradores

Por causa do fortalecimento do setor, o governo iraniano tenta controlar empresários. Em 2019, por exemplo, o Irã obrigou os fazendeiros a solicitar uma licença para operar ou importar computadores e equipamentos.

Publicidade

O governo também aprovou uma lei que limitou o uso de criptomoedas para financiar importações e exportações apenas do Banco Central do país.

VOCÊ PODE GOSTAR
Trump compra hamburgueres com BTC em Nova York no Pubkey

Trump compra hambúrgueres com Bitcoin em sua 1ª transação com a moeda

Donald Trump usou Bitcoin para pagar hambúrgueres no bar PubKey em Nova York, ao mesmo tempo em que pedia aos fãs do BTC para votarem em novembro
CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, é fotografado

CEO do JPMorgan se gaba de banco ser um dos maiores usuários “reais” de blockchain

Jamie Dimon disse que seu banco é um dos “maiores” usuários do blockchain, mas ele ainda odeia o Bitcoin
CEO da Seti institute, Bill Diamond fala em evento

Caçadores de ETs usam IA para procurar fenômenos e sinais alienígenas no espaço

À medida que aumentam os avistamentos de OVNIs, o instituto SETI usa IA para escanear os céus
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador