Imagem da matéria: Governo da Grécia quer multar quem não usar 30% do salário em transferências eletrônicas
Foto: Shutterstock

O governo da Grécia vai aplicar multa ao trabalhador que não gastar pelo menos 30% de sua renda por meios eletrônicos. Segundo reportagem do The Sydney Morning Herald, com as novas regras, o estado espera arrecadar mais de 500 milhões de euro, cerca de R$ 2,3 bilhões por ano.

Desta forma, o trabalhador vai ter que pagar contas usando aproximadamente um terço do seu salário por meio de cartões de crédito, transferências bancárias e compras na internet para não ser multado.

Publicidade

O motivo da ação, diz o jornal, é que o governo grego quer acabar com a evasão fiscal desenfreada no país. Por esse motivo, a equipe do primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, fez uma ampla revisão para restabelecer o crescimento econômico no país.

Segundo a reportagem, o trabalhador que não cumprir a meta será multado em 22% no déficit. Ou seja, se ele gastou apenas 20% da renda por meios eletrônicos, o governo vai aplicar a multa nos 10% que não foram usados.

Numa conta simples, se um grego ganha 1.000 euros por mês e usar apenas 15% de sua renda eletronicamente, ele pagaria uma multa de cerca de 400 euros por ano.

Internet na Grécia

Conforme o jornal, muitos trabalhadores vão encontrar dificuldades em cumprir a nova regra. O problema é que a Grécia possui uma das menores taxas de uso de internet na Europa, de 72%.

Publicidade

A Grécia amargou uma dívida de 180% do seu PIB (Produto Interno Brunto) por cerca de dez anos após recorrer aos fundos internacionais. Durante a crise financeira mundial de 2008 o país quase deixou a zona do Euro.

No entanto, em junho do ano passado, em reunião com o Eurogrupo em Luxemburgo, o país voltou a sonhar. Segundo o G1, isso ocorreu após os credores concordaram em reestruturar a elevada dívida.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO da Seti institute, Bill Diamond fala em evento

Caçadores de ETs usam IA para procurar fenômenos e sinais alienígenas no espaço

À medida que aumentam os avistamentos de OVNIs, o instituto SETI usa IA para escanear os céus
CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, é fotografado

CEO do JPMorgan se gaba de banco ser um dos maiores usuários “reais” de blockchain

Jamie Dimon disse que seu banco é um dos “maiores” usuários do blockchain, mas ele ainda odeia o Bitcoin
ilustração mostra vários gráficos DeFi

Mercados DeFi podem se recuperar com corte de juros pelo Fed, diz Bernstein

Para os analistas da empresa de pesquisa, os rendimentos das finanças descentralizadas podem se recuperar com corte de pelo menos 25 pontos percentuais
Sheik das criptomoedas Francisley Valdevino

Ex-Corinthians, Jucilei perdeu R$ 45 milhões na pirâmide do ‘Sheik das Criptomoedas’

“CEO” da empresa que enganou o ex-jogador é na verdade um ator uruguaio contratado por Francisley Valdevino, o Sheik, revelou o Fantástico