Imagem da matéria: Google Brasil diz que pedido de conta de débito ao Banco Central é para emissão de vale-presente
Foto: Shutterstock

Após reportagem publicada na última sexta-feira (14) sobre o pedido de autorização junto ao Banco Central para operar uma conta digital de pagamentos pré-paga no Brasil, o Google Brasil enviou uma nota ao Portal do Bitcoin sobre o objetivo da solicitação.

“O Google Brasil esclarece que o pedido de autorização de arranjo e instituição de pagamentos em análise no Banco Central está relacionado à emissão de vales-presente (gift cards) para compras no Play Store. O serviço encontra-se em operação”, disse a empresa por meio de sua assessoria de imprensa.

Publicidade

Inicialmente o Google havia informado à reportagem que não se pronunciaria sobre a solicitação junto ao Banco Central, por ela ainda estar em andamento.

Google e BC

A gigante do setor de tecnologia é uma das 12 empresas que constam de lista divulgada pelo Banco Central sobre pedidos pendentes para operar arranjos de pagamentos no país.

A modalidade solicitada pela gigante de tecnologia é a de conta digital pré-paga para fins domésticos — um dos arranjos de pagamentos mais simples.

Esse é o modelo usado pelas empresas que emitem cartões de vale-refeição e cartões pré-pagos em reais, nas quais os recursos são depositados previamente. A Nuconta, do Nubank, por exemplo, também se enquadra nessa categoria.

Publicidade

Para Rodrigo Csizmar Borges, general manager do hub de serviços financeiros Sppyns, a resposta do Google não deixa muito clara a destinação desses gift cards. Mas o serviço a ser oferecido está alinhado com o que a empresa vem oferecendo globalmente

“Faz sentido dentro da estratégia que o Google tem, que já possui acesso a grande parte do que fazemos na nossa vida. Me parece natural ele querer também ter um relacionamento com seus clientes na área financeira”.

Ainda segundo Borges, a resposta do Google à reportagem não dá muitos detalhes sobre o uso desses gift cards pela gigante de tecnologia. Mas, pelo menos em princípio, é um indicativo positivo.

“Vai depender. Uma empresa com os recursos que tem, entrando nesse mercado [de pagamentos], vejo com bons olhos. Mas precisamos avaliar como isso vai prosseguir”.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Pirâmides financeiras continuam sendo crime mais reportado pela CVM às autoridades

Esquemas de pirâmide são crimes contra a economia popular e estelionato, previstos no artigo 171 do Código Penal
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

CVM multa pirâmide cripto BlueBenx e seu fundador em R$ 1 milhão

A Bluebenx e seu dono, Roberto Cardassi, foram considerados culpados pela oferta pública de valores mobiliários sem registro