A gestora de ativos Defiance Investments, conhecida por criar fundos de índice (ETFs) voltados para investidores que gostam de risco, quer ampliar as possibilidades para esse público. A empresa entrou com um pedido para lançar 49 fundos com alavancagem 3x (long e short) focados em empresas de tecnologia e cripto, ouro e ETFs que acompanham individualmente o preço de Bitcoin, Ethereum e Solana, entre outros ativos.
O prospecto N-1A da Defiance Investments, protocolado na sexta-feira (3) junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), inclui propostas de ETFs alavancados em 3x (e também inversos) para Coinbase, Strategy, Robinhood, BitMine Immersion (empresa com tesouraria em Ethereum) e Circle (emissora da stablecoin USDC).
O documento também busca oferecer exposição semelhante aos mini-trusts da Grayscale de Bitcoin e Ethereum e ao ETF de Solana da Volatility Shares.
A Defiance e outras empresas já oferecem ETFs com alavancagem de 2x, voltados a investidores de curto prazo que especulam sobre o movimento diário de determinadas ações — muitas delas no setor de tecnologia.
Entre os produtos atuais da gestora estão o Daily Target 2X Long MSTR ETF (MSTX) e o Daily Target 2X Long HOOD (HOOX), que buscam retornos equivalentes ao dobro da variação diária das ações da MicroStrategy e da Robinhood, respectivamente.
Fundos com alavancagem de 3x são muito mais raros, e muitos observadores do setor duvidavam que novas versões seriam lançadas, dado o alto risco de perdas se o ativo subjacente se mover em direção inesperada. O próprio prospecto alerta diversas vezes que os fundos propostos “podem não ser adequados para todos os investidores”.
“As coisas estão ficando selvagens”, brincou o analista de ETFs da Bloomberg James Seyffart, em uma postagem no X (antigo Twitter) sobre os planos da Defiance.
Mesmo assim, a proposta reflete o aumento dos esforços de emissores em atender à crescente demanda por fundos baseados em ativos digitais. Na sexta-feira, LeverageShares e Themes Trust também apresentaram à SEC pedidos para 14 ETFs, incluindo versões 3x long e short focadas em COIN (Coinbase) e HOOD (Robinhood).
ETFs alavancados
No fim de agosto, o regulador analisava mais de 90 ETFs ligados a tokens individuais, cestas de criptomoedas e diferentes estratégias. Esses pedidos — antes considerados improváveis — vieram após o sucesso explosivo dos ETFs à vista de Bitcoin e Ethereum, que juntos já somam cerca de US$ 150 bilhões em ativos, segundo dados da CoinGlass.
Em mensagem ao Decrypt, o analista sênior da ETF.com, Sumit Roy, comentou sobre a preocupação do mercado com os fundos 3x e seu público limitado:
“A sabedoria convencional dizia que a SEC permitiria apenas alavancagem de até 2x, mas esses novos registros sugerem que o órgão pode estar disposto a deixar produtos mais voláteis chegarem ao mercado”, escreveu Roy. “Se forem lançados, esses serão fundos extremamente arriscados, projetados para os traders de curtíssimo prazo mais agressivos.”
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
O Bitcoin mostra muita força no 2º trimestre e é destaque entre os ativos de risco. Será que uma próxima máxima história de preço vem aí? Agora é hora de agir estrategicamente. Abra sua conta no MB e prepare sua carteira!