A empresa americana de gestão de investimentos VanEck anunciou hoje o lançamento de seu produto Bitcoin exchange-traded note (ETN) para o mercado europeu, conforme um comunicado. O produto deve usar dados de preços da empresa de serviços financeiros MV Index Solutions.
O Bitcoin ETN permitirá que os investidores obtenham exposição ou apostem nos movimentos dos preços do Bitcoin – em vez de comprar Bitcoin “à vista” em corretoras de criptomoedas não regulamentadas e ter que lidar com questões de segurança, regulamentação e armazenamento.
Como tal, o ETN é baseado no índice MVIS CryptoCompare Bitcoin VWAP Close, que mede os preços do Bitcoin com base nos preços da média móvel ponderada por volume por hora (VWAP). O último é um indicador popular usado por traders institucionais para calcular o preço médio de um título com base em seu volume e preço (para uma imagem mais precisa do valor do título).
O produto será negociado na bolsa alemã Deutsche Börse Xetra, que comandou mais de 70,65% do volume total de ações da Alemanha no mês passado.
VanEck elogiou a volatilidade do Bitcoin e seu uso crescente como uma alternativa popular ao ouro como alguns benefícios que o produto ETN oferece aos investidores europeus. “A correlação historicamente relativamente baixa do Bitcoin com outras classes de ativos o torna uma excelente maneira de contribuir para a diversificação de um portfólio”, disse Martijn Rozemuller, chefe da VanEck Europe, em um comunicado.
O lançamento desenvolve ainda mais as ofertas de produtos de Bitcoin da VanEck disponíveis no mercado, que tiveram respostas mistas. No ano passado, lançou um “Limited Bitcoin ETF” em parceria com a empresa de investimento SolidX para “investidores institucionais qualificados. No entanto, o produto falhou em obter muita tração, enquanto o impulso de VanEck para um ETF de Bitcoin completo nos EUA foi repetidamente frustrado ao não conseguir aprovação.
Enquanto isso, o Bitcoin está avançando. A criptomoeda pioneira é negociada a US$ 19.300 nesta manhã de quarta-feira (25) e se aproxima cada vez mais do recorde histórico de 2017.