Imagem da matéria: "FTX foi construída sobre mentiras", acusam promotores em julgamento de Sam Bankman-Fried
Foto: Shutterstock

O ex-magnata cripto Sam Bankman-Fried “roubou bilhões de dólares” em dinheiro e criptomoedas de milhares de pessoas e constantemente mentiu para fazer isso, acusaram os promotores dos Estados Unidos nesta quarta-feira (4), durante as declarações de abertura do julgamento de SBF.

O Procurador Assistente dos EUA Thane Rehn disse aos jurados que o ex-CEO da FTX “sabia que sua empresa não mantinha o dinheiro dos clientes em segurança”.

Publicidade

Ele também alegou que a empresa de Bankman-Fried foi “construída sobre mentiras” e que seus sócios comerciais próximos sabiam o que ele estava fazendo. “Ele usou o dinheiro de outras pessoas para si mesmo”, disse Rehn.

Leia também: FTX: Tudo que você precisa saber sobre o julgamento de Sam Bankman-Fried

A FTX, que um dia foi uma das marcas mais reconhecidas no espaço das criptomoedas, faliu rapidamente e de forma inesperada em novembro passado.

Os promotores alegam que Bankman-Fried misturou fundos dos clientes para fazer apostas arriscadas na Alameda Research e saqueou a empresa.

No entanto, o advogado de defesa de Bankman-Fried, Mark Cohen, disse hoje ao tribunal que “Sam agiu de boa fé e tomou medidas comerciais razoáveis”.

Publicidade

Cohen afirmou que Bankman-Fried era um “nerd matemático” que não roubou, mas sim “emprestou” dinheiro da FTX para a Alameda, a empresa de negociação irmã da exchange de criptomoedas.

Ele acrescentou que a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, e seu CEO, Changpeng ‘CZ’ Zhao, lançaram um “ataque” à Alameda Research por meio de um tweet. Antes da FTX entrar em processo de falência no ano passado, CZ anunciou que venderia as participações da Binance no token da exchange, FTT. Isso desencadeou uma crise de liquidez e a FTX entrou com o pedido de falência.

Os dois então tiveram atritos no Twitter sobre negócios anteriores.

Bankman-Fried, que socializava com políticos e celebridades, foi preso um mês depois que a empresa entrou com o pedido de falência.

Ele agora enfrenta sete acusações criminais, e seu julgamento deve durar seis semanas.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Robô android com as mãos na cabeça

Twitter da OpenAI é hackeado para promover phishing com falsa criptomoeda

A criadora do ChatGTP criou a conta de notícias há pouco tempo e já virou alvo de hackers
Imagem da matéria: Diddy divide unidade prisional com Sam Bankman-Fried, diz NBC

Diddy divide unidade prisional com Sam Bankman-Fried, diz NBC

O magnata do hip-hop Sean “Diddy” Combs está compartilhando uma unidade prisional com o fundador da FTX, Sam Bankman-Fried
ilustração mostra vários gráficos DeFi

Mercados DeFi podem se recuperar com corte de juros pelo Fed, diz Bernstein

Para os analistas da empresa de pesquisa, os rendimentos das finanças descentralizadas podem se recuperar com corte de pelo menos 25 pontos percentuais
moedas de Bitcoin, Solana e Ethereum emparelhadas - ao fundo gráfico de mercado

Semana cripto: Bitcoin salta com decisão do Fed, Trump lança projeto DeFi e Hamster Kombat entra na 2ª temporada

Foi uma semana incrivelmente movimentada em cripto, com Bitcoin e altcoins importantes em alta