Nesta terça-feira (19), a Coinbase anunciou que irá fornecer serviços de custódia cripto para o programa-piloto da Novi, a nova subsidiária do Facebook que está desenvolvendo uma carteira digital.
O piloto já está no ar nos EUA e na Guatemala nas lojas Google Play Store e Apple Play Store.
Embora não haja menção da Diem (a tão aguardada criptomoedas do Facebook), usuários-piloto poderão começar a usar a stablecoin Paxos Dollar (USDP) por meio de suas contas na Novi.
Em uma publicação, Paxos também falou sobre o novo piloto, afirmando que “esta notícia representa uma mudança na maré dos ativos digitais, pois é a primeira vez que stablecoins estão prontamente disponíveis em uma carteira comercial fora do ecossistema cripto”.
Todos as stablecoins USDP adquiridas na Novi serão armazenadas na Coinbase Custody. Em seguida, usuários podem enviar dinheiro para todo o mundo de forma instantânea, segura e sem taxas.
O que está acontecendo com Diem?
Em 2019, o Facebook havia anunciado que iria desenvolver serviços cripto com uma carteira digital e uma stablecoin chamada “Libra”. O lançamento de hoje nos apresentou a carteira, apesar de ter sido de uma forma embrionária. Mas e a stablecoin?
Há dois anos, a Libra foi promovida como uma “moeda global sem fronteiras” apoiada pela “Reserva Libra”, na época definida como uma “coleção de ativos de baixa volatilidade, como depósitos bancários e valores mobiliários governamentais, bem como moedas de bancos centrais estáveis e de boa reputação”.
Desde então, a Libra Association perdeu oito de seus membros fundadores, incluindo gigantes empresas do setor financeiro, como PayPal, MasterCard e eBay.
A moeda também passou por uma mudança de nome para Diem e, agora, será lastreada no dólar americano, como as stablecoins USDT e USDC. Dois anos depois, parece não haver previsão de lançamento.
Apesar da ausência da Diem no anúncio desta terça-feira, o Facebook confirmou, em um comunicado de imprensa, que o projeto ainda está em andamento: “nosso apoio à Diem não mudou. Pretendemos migrar Novi para a rede de pagamentos Diem quando obtivermos aprovação regulatória”.
Atualmente, a principal pergunta é a seguinte: alguém ainda tem interesse em uma stablecoin desenvolvida pelo Facebook?
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização da Decrypt.co.