O Departamento de Justiça dos EUA anunciou na terça-feira (27) a prisão em Porto Rico do polêmico trader Avraham Eisenberg – visto por muitos na comunidade cripto como um hacker– acusando-o de “crimes de manipulação de mercado” relacionados à sua manipulação da plataforma de criptomoedas Mango Markets.
Um segundo processo assinado pelos promotores assistentes dos EUA, Thomas S. Burnett e Noah Solowiejczyk, acusou especificamente Eisenberg de fraude e manipulação de commodities.
“Eisenberg se envolveu em um esquema envolvendo a manipulação intencional e artificial do preço de contratos futuros perpétuos em na plataforma de criptomoedas Mango Markets”, diz o documento.
A Mango Markets é uma bolsa descentralizada (DEX) baseada em Solana, governada por uma DAO composto por detentores de seu token nativo, MNGO, que permite que os investidores emprestem, tomem emprestado, troquem e usem alavancagem para negociar criptomoedas.
Em 11 de outubro de 2022, o projeto esgotou cerca de US $ 110 milhões, com a Mango Markets twittando na época que um hacker havia manipulado o oráculo de preços da plataforma. Eisenberg também admitiu estar “envolvido com uma equipe que operava uma estratégia comercial altamente lucrativa” logo depois.
Statement on recent events:
— Avraham Eisenberg (@avi_eisen) October 15, 2022
I was involved with a team that operated a highly profitable trading strategy last week.
Conforme explicado no processo judicial, Eisenberg executou esse ataque vendendo contratos perpétuos do token de uma conta para outra conta separada também sob seu controle. Ele então começou a comprar grandes quantidades de MNGO, o que teve o efeito de aumentar o valor de seus grandes ativos perpétuos da MNGO. Ele então emprestou contra essas participações e retirou US$ 110 milhões da plataforma em diversas criptomoedas.
Essa estratégia teve o efeito indireto de tornar a plataforma insolvente, com o próprio Eisenberg explicando que o fundo de seguro existente era “insuficiente para cobrir todas as liquidações”.
Em 14 de outubro de 2022, o Mango DAO ofereceu ao invasor do Mango Market uma recompensa por bug de $ 47 milhões, juntamente com a promessa de não apresentar queixa se eles enviassem de volta $ 67 milhões em tokens.
“Estamos buscando tornar os usuários completos na medida do possível”, disse o DAO.
*Traduzido com autorização do Decrypt
Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB